Folha de S. Paulo


Punição inédita a ginastas é para encerrar o caso, afirma dirigente

Em decisão inédita, a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) decidiu punir três ginastas por vídeo com injúrias raciais, que foi divulgado em rede social.

A vítima das atitudes racistas foi o atleta da seleção Angelo Assumpção, 18.

Arthur Nory, 21, Fellipe Arakawa, 21, e Henrique Flores, 24, foram afastados e tiveram bolsas e incentivos financeiros suspensos por 30 dias –os três recebem apoio do governo federal.

A punição não terá graves consequências do ponto de vista das competições. Eles ficarão fora do Sul-Americano da modalidade, de 16 a 22 de junho. A disputa não está entre as prioridades do ano.

No entanto, a decisão tem peso simbólico para a ginástica. Segundo o coordenador da seleção masculina, Leonardo Finco, nunca uma advertência deste tipo havia sido aplicada na modalidade.

"A punição é por não concordar com o que eles fizeram e também para encerrar o assunto. Em 30 anos de seleção, nunca vi isso. Dói na gente, mas é assim", disse à Folha.

O dirigente, que estava com o grupo em Portugal quando da divulgação do vídeo, afirmou que a decisão partiu da presidência da CBG após relatório enviado por ele. "Já no dia [em que soube do vídeo], dei advertência verbal a eles. Não quero tratá-los como delinquentes, mas não vamos passar a mão na cabeça de ninguém."

Nory, Arakawa e Flores não podem competir em eventos nacionais e internacionais por um mês ou até decisão final sobre o caso –eles serão intimados a depor no Superior Tribunal de Justiça Desportiva da confederação.

Após esse período, ocorrem os Jogos Pan-Americanos de Toronto, a partir de 10 de julho. A seleção que irá para a competição ainda não foi convocada. Segundo Finco, os punidos podem ser chamados para o evento.

Com a punição, os três atletas retornarão a seus clubes. Nory –assim como Assumpção– é do Pinheiros, que já divulgou que ele receberá uma advertência por escrito. Arakawa é do Minas, e o clube disse que vai esperar o retorno dele para Belo Horizonte para conversar sobre o assunto. Já Flores treina em São Caetano, comandado por Marcos Goto, que é técnico da seleção e também pai do atleta. Goto já disse que era a favor da punição aos três.

Veja vídeo

ENTENDA O CASO
Do vazamento do vídeo à punição da confederação de ginástica em cinco dias

VÍDEO
O ginasta Arthur Nory, 21 –com Felipe Arakawa, 21, e Henrique Flores, 24–, grava e publica vídeo no aplicativo Snapchat em que fazem injúrias raciais contra Angelo Assumpção, 18

DESCULPAS
Após divulgação do vídeo pelo jornal "O Globo", na sexta-feira (15), os três publicam um novo vídeo, ao lado de Assumpção. Dizem que tudo foi uma brincadeira e pedem desculpas ao companheiro

INQUÉRITO
No sábado (16), a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) diz que vai instaurar inquérito para investigar o caso e que encaminhará o resultado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)

PUNIÇÃO
Na segunda (18), o clube Pinheiros diz que vai dar uma advertência a Nory. E, na quarta (20), a CBG anuncia o afastamento deles da seleção por 30 dias e a suspensão dos pagamentos


Endereço da página:

Links no texto: