Folha de S. Paulo


Atual presidente, Blatter é favorito a um quinto mandato

Ennio Leanza/Efe
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante coletiva de imprensa na sede da entidade
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante coletiva de imprensa na sede da entidade

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, foi praticamente aclamado em 2011 para o quarto mandato numa eleição sem adversários.

Agora, apesar de enfrentar três candidatos, também é favorito –já teria ao seu lado, inclusive, ao menos metade das 209 federações que votam na eleição marcada para dia 29 durante congresso que inicia na véspera em Zurique.

O candidato que conseguir dois terços dos votos é eleito –caso contrário, é realizada uma segunda votação e quem atingir mais de 50% vence a disputa.

Há uma expectativa de que outros três candidatos, o ex-jogador Luis Figo, o dirigente holandês Michael van Praag e o príncipe Ali bin al-Hussein, da Jordânia, possam se unir para derrotar o dirigente.

Na sexta-feira (15), Blatter enviou carta a todos os membros da entidade em que defende a manutenção do que chama de "espírito de solidariedade".

"É assim que devemos ir em frente, juntos: mostrar solidariedade uns com os outros. Vamos compartilhar os nossos recursos, nosso conhecimento e as nossas oportunidades para o bem maior", disse.


Endereço da página:

Links no texto: