Folha de S. Paulo


Filipe Toledo elimina algoz de Mineirinho e vai à semifinal no Rio

O paulista Filipe Toledo, 20, eliminou o algoz de Mineirinho, o neozelandês Ricardo Christie, 26, neste sábado (16), e avançou à semifinal da etapa do Rio do Mundial de surfe.

Com o apoio do público que lotou a praia da Barra da Tijuca, Filipinho terminou a bateria com 15.00 pontos, contra 11.50 do adversário.

Garantido na próxima fase, o paulista vai ultrapassar o australiano Mick Fanning, 33, já eliminado, no ranking e sairá do Rio em segundo lugar no Mundial, atrás apenas de Mineirinho.

Com o triunfo, o paulista se vinga de Christie, tanto por Mineirinho como por ele mesmo, já que o brasileiro foi eliminado pelo neozelandês na segunda rodada da etapa anterior, em Margaret River, na Austrália.

Como era de se esperar, Filipinho abusou dos aéreos (quando o surfista salta sobre a onda), até porque o mar oferecia uma boa condição para este tipo de manobra.

Logo no início, o paulista já ganhou um 8.33 dos juízes justamente por causa de um aéreo. Já na metade da bateria, o surfista conseguiu um 6.67 após uma boa sequência de movimentos que terminou, claro, com um aéreo.

Christie também tentou este tipo de manobra, mas não obteve sucesso. No fim, até conseguiu um 7.50, mas não era suficiente para bater o paulista.

Na semifinal, Filipinho vai encarar o potiguar Ítalo Ferreira, que bateu o conterrâneo Jadson André, também neste sábado, por 14.30 a 13.74.

Desse modo, o Brasil tem um finalista garantido na decisão da etapa. A outra semi será entre os australianos Bede Durbidge, 32, e Matt Wilkinson, 26.

CONFIRA AS PRINCIPAIS MANOBRAS DO SURFE

Manobras do surfe; Crédito Ilustrações Lydia Megumi; Infográfico Alex Kidd e Pilker/Editoria de Arte/Folhapress
Mineirinho perdeu para o neozelandês Ricardo Christie, 26, que está em sua primeira temporada no Mundial. O brasileiro acabou derrotado por 16.57 a 13.90.


Endereço da página:

Links no texto: