Folha de S. Paulo


Slater, Mineirinho e Medina fora; favoritos caem no Rio em Mundial

A etapa do Rio do Mundial de surfe está marcada por derrotas dos favoritos para novatos na competição. Foi assim com o maior surfista de todos os tempos, Kelly Slater, o atual campeão mundial, Gabriel Medina, e o atual líder da temporada, o também brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho.

Os três foram eliminados nesta sexta-feira (15) na etapa do Rio de Janeiro do Mundial de surfe. O último a cair foi o atual campeão.

Mesmo com o apoio maciço do público que lotou a praia da Barra da Tijuca, no Rio, só para vê-lo, Medina foi derrotado pelo havaiano Keanu Asing, em bateria válida pela terceira rodada, e está fora da quarta etapa do Mundial.

Medina não encontrou as melhores ondas e perdeu por 14.17 a 13.60 para Asing, que disputa nesta temporada o seu primeiro Mundial.

Este é mais um resultado ruim para o brasileiro, que é o atual campeão mundial.

Nas três primeiras etapas, na Austrália, Medina ficou em 13º em Gold Coast, em quinto em Bells Beach e em 25º em Margaret River.

Com mais este modesto resultado, Medina ficará ainda mais distante da liderança do Mundial, que hoje pertence a Mineirinho, já eliminado também no Rio.

Antes de entrar no mar, Medina foi ovacionado pelo público, que chegou em peso à Barra por volta das 12h30 só para ver a bateria de Medina. A praia ficou pequena.

Apesar do apoio, o paulista não conseguiu encaixar as suas manobras. Ele viu Asing conquistar um 8.60 na metade da bateria após executar um bom aéreo (quando um surfista salta sobre a onda).

Medina não conseguiu encaixar uma manobra tão boa assim. Bem que tentou, mas o máximo que conquistou foi um 7.10. Insuficiente para bater o havaiano.

Antes de Medina, o atual líder do ranking, Mineirinho, também não se deu bem no Rio e foi eliminado na terceira rodada ao perder para o neozelandês Ricardo Christie.

Este é o pior resultado de Mineirinho na temporada. Ele vinha de um terceiro lugar em Gold Coast, um vice em Bells Beach e um título em Margaret River. Todas essas etapas foram na Austrália.

Com a eliminação na terceira rodada, Mineirinho vai perder a liderança do Mundial se o australiano Mick Fanning, 33, levar o título no Rio.

Após a bateria contra Christie, o paulista saiu rápido da tenda montada na areia da praia da Barra e não quis falar com a imprensa.

CONFIRA AS PRINCIPAIS MANOBRAS DO SURFE

Manobras do surfe; Crédito Ilustrações Lydia Megumi; Infográfico Alex Kidd e Pilker/Editoria de Arte/Folhapress
Mineirinho perdeu para o neozelandês Ricardo Christie, 26, que está em sua primeira temporada no Mundial. O brasileiro acabou derrotado por 16.57 a 13.90.

SLATER CAI, MAS DIZ ACREDITAR EM TÍTULO

Aos 43 anos, Slater, 11 vezes campeão do mundo, foi eliminado da etapa do Rio pelo australiano Matt Banting, 20, também nesta sexta, na praia da Barra da Tijuca.

Depois de uma ótima apresentação na primeira fase, Slater não conseguiu boas ondas na terceira rodada e perdeu por 10.80 a 6.70.

A imagem do americano parece, porém, continuar intacta no Rio, mesmo após perder para um surfista que está apenas em seu primeiro Mundial.

Banting saiu tranquilamente do mar. Já Slater, cercado por seguranças, foi ovacionado.

Depois da bateria, o americano admitiu que cometeu alguns erros e que não estava se sentindo muito bem.

"Foi um dia difícil. Ontem não fiz quase nada, estava muito cansado, fiquei deitado na cama e hoje acordei meio zonzo. Meu estômago não estava legal", disse Slater.

Apesar de não conseguir vencer nenhuma etapa desde 2013, o americano diz que ainda acredita em conquistar o 12º título, mesmo depois de pensar por alguns segundos antes de responder.

"Ah... Eu acho que posso conseguir. Estou lutando contra o meu próprio desejo", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: