Folha de S. Paulo


Tricampeão se vinga de brasileiro e avança no Rio; Pupo é eliminado

Tricampeão mundial de surfe, o australiano Mick Fanning, 33, se vingou do paulista David do Carmo, 31, e venceu a bateria que abriu a fase de repescagem da etapa do Rio do Mundial, que acontece na praia da Barra da Tijuca, nesta quinta-feira (14).

Natural de Praia Grande, litoral de São Paulo, David foi convidado a participar do torneio por ser o melhor do ranking brasileiro. Em 2014, também como convidado, ele derrotou Fanning justamente na repescagem, no Rio. Só foi eliminado pelo americano Kelly Slater, 43, que é 11 vezes campeão mundial.

Dessa vez, porém, a história foi diferente.

Mesmo sem condições ideais para o surfe, a organização do evento decidiu realizar a competição nesta quinta. Na tentativa de pegar as melhores ondas, ambos os surfistas foram mais para o lado esquerdo da tenda montada na areia. E Fanning se deu melhor.

Fanning

O australiano encontrou um tubo (quando o surfista fica em baixo de uma onda em forma de tubo) que lhe rendeu um 9.80. Ele terminou a bateria com 16.63 pontos. David, por sua vez, não teve sucesso em suas escolhas e fechou com 6.94 pontos.

Outro brasileiro convidado a participar do torneio, Alex Ribeiro começou bem, mas levou a virada no final da bateria contra o havaiano John John Florence, que venceu por 14.84 a 10.83.

Alejo Muniz, que ajudou Gabriel Medina a ser campeão mundial em 2014 e que também está como convidado na etapa do Rio, foi eliminado ao perder do australiano Taj Burrow, por 10.74 a 10.20.

Muniz disputa a divisão de acesso do surfe e luta para voltar à elite.

ELIMINADO

O paulista Miguel Pupo foi derrotado pelo australiano Adam Melling nesta quinta-feira (14), pela repescagem da etapa do Rio do Mundial de surfe, e está fora da competição.

Dos sete brasileiros que disputam a elite da modalidade, Pupo é o único que está fora. Os outros seis se classificaram para a terceira rodada na terça (12). Os outros três convidados também já caíram.

Pupo foi bem seletivo nas ondas, enquanto Melling se arriscava em quase todas. E foi assim que o australiano se deu melhor. Ele somou um 6.67 e um 7.43 para fechar a bateria com 14.10 pontos.

Pupo pegou apenas quatro ondas (contra dez do adversário) e ganhou dos juízes um 5.17 e um 6.50. Terminou com 11.67. No fim, o brasileiro foi muito aplaudido pelo público presente na praia da Barra.

Manobras do surfe; Crédito Ilustrações Lydia Megumi; Infográfico Alex Kidd e Pilker/Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: