Folha de S. Paulo


Promessa do atletismo brasileiro é pivô de ruptura entre técnicos

Um dos nomes fortes da nova geração que disputará os Jogos Olímpicos do Rio, Thiago Braz, 21, se tornou pivô de uma disputa que culminou na ruptura de uma das mais prolíficas parcerias recentes do atletismo nacional.

No cabo de guerra em torno do jovem paulista, que ostenta no currículo a condição de recordista sul-americano do salto com vara (com 5,83 m), estavam dois técnicos, o brasileiro Elson Miranda e o ucraniano Vitaly Petrov.

Marlene Bergamo/Folhapress
Thiago Braz posa para foto em 2012, ano em que conquistou o Mundial Júnior em Barcelona
Thiago Braz posa para foto em 2012, ano em que conquistou o Mundial Júnior em Barcelona

No final de 2014, a corda pendeu para o lado de Petrov. Ele propôs que Thiago deixasse o Brasil e fosse treinar sob sua batuta em Fórmia, na Itália, sem ouvir Elson, que havia instruído o atleta desde que ele era adolescente.

"O Vitaly aliciou o Thiago", disse Elson à Folha. Segundo o brasileiro, o ucraniano se dedicava muito mais a Thiago do que aos demais atletas, como Fabiana Murer, o que, para Elson, teria atrapalhado o grupo.

Seduzido pela oportunidade, Thiago mudou-se com a mulher para a Europa.

Sua permanência lá é bancada, em conjunto, pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil).

O desfecho não foi amistoso. Magoado, Elson, que é marido e técnico de Fabiana Murer, rompeu com Petrov.

O casal não pretende voltar a usar as instalações em Fórmia, sua antiga base na Europa, onde opera o centro de treinamento do ucraniano. Neste ano, utilizará estrutura em Malmö, na Suécia.

A Folha enviou e-mail a Petrov, que respondeu ao contato mas não às perguntas da reportagem. Depois, não retornou, porém, a uma segunda mensagem. Já Thiago não foi encontrado.

Gustau Nacarino/Reuters
Thiago Braz salta em Barcelona-2012 para conquistar o ouro no Mundial Júnior
Thiago Braz salta em Barcelona-2012 para conquistar o ouro no Mundial Júnior

"Ele [Petrov] vinha tentando separar o Thiago e atrapalhava o grupo. Queria sozinho os louros do trabalho", criticou Elson, que trabalhou com Petrov por 13 anos.

A parceria deles começou em 2001, quando o brasileiro, então um ex-atleta aspirante a treinador, procurou o prestigiado ucraniano.

Àquela altura, Petrov já era famoso por ter orientado o ucraniano Sergey Bubka, campeão olímpico e até hoje recordista mundial do salto com vara, e a russa Yelena Isinbayeva, campeã e recordista olímpica e mundial.

Formada a dupla, os resultados logo apareceram. Fabiana foi a maior beneficiada. Sagrou-se campeã mundial em 2011 e, na temporada passada, conquistou pela segunda vez a Liga de Diamante, principal circuito de atletismo no mundo.

Depois, vieram Augusto Dutra, 24, e Thiago, com bons resultados internacionais.

A saltadora, número 1 do ranking internacional da prova em 2014, reconhece que o ucraniano foi importante na evolução dela, mas avalia que, nos últimos tempos, os mesmos treinamentos já não eram tão úteis quanto antes.

De todo modo, o impacto na evolução do salto com vara com Petrov foi tamanho que ele acabou contratado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) alguns anos atrás.

Mas, no fim de 2014, dada a ruptura entre ele e Elson, o acordo mudou. Petrov agora é contratado do COB só para treinar Thiago. Cabe à entidade custear a alimentação e a moradia do atleta na Europa.

A CBAt paga viagens e hospedagem. Novo clube de Thiago, pelo qual ele compete no Troféu Brasil a partir de quinta (14), o Orcampi arca com o salário dele.

Rodrigo Iglesias/Divulgação
Fabiana Murer treina em Fórmia (Itália) com Vitaly Petrov (à esq.) e Elson Miranda em 2012
Fabiana Murer treina em Fórmia (Itália) com Vitaly Petrov (à esq.) e Elson Miranda em 2012

Endereço da página: