Folha de S. Paulo


Com passes e finalizações, Messi criou 40% dos gols do Barcelona em 10 anos

Gustau Nacarino/Reuters
Messi comemora gol do Barcelona sobre o Bayern de Munique, pela Liga dos Campeões, no Camp Nou
Messi comemora gol do Barcelona sobre o Bayern de Munique, pela Liga dos Campeões, no Camp Nou

Lionel Messi, 27, foi responsável direto por 40% de todos os gols que o Barcelona marcou ao longo dos últimos dez anos.

Levantamento feito pela Folha mostra que o atacante argentino participou ativamente de 589 dos 1449 gols (40,7%) anotados pelo clube catalão nas últimas dez temporadas.

Foram 406 gols e mais 183 passes para companheiros de time balançarem as redes adversárias no período. Fora as incontáveis vezes em que a jogada começou com o astro ou quando ele atraiu a marcação e deixou os parceiros livres.

A temporada em que o Barcelona mais dependeu do seu camisa 10 foi a 2011/12, a melhor de sua carreira, quando o craque respondeu (com gols e passes) por 57,9% da totalidade dos tentos catalães.

Na atual temporada, a participação de Messi nos gols do time espanhol é de 51,2%. Ele já marcou 53 vezes e deu 30 assistências -o time todo marcou 162 vezes em partidas oficiais.

Na vitória por 3 a 0 sobre o Bayern de Munique, quarta (6), no jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões dA Europa, o argentino teve responsabilidade direto em todos os gols.

Nos dois primeiros, ele próprio balançou as redes. No último, foi dele o passe para Neymar marcar.

O resultado deixou os espanhóis muito próximos da decisão europeia. O Barcelona só não será finalista se perder na próxima terça (12) por pelo menos quatro gols de diferença –3 a 0 leva a disputa para a prorrogação.


Endereço da página:

Links no texto: