Folha de S. Paulo


Força Nacional fará segurança das arenas olímpicas

A Força Nacional será a responsável pela segurança das arenas cariocas nos Jogos de 2016. A Vila Olímpica, o centro de imprensa e os locais de treinamento dos atletas também contarão com a guarda da Força Nacional.

No final do mês, a secretaria vai anunciar o efetivo da Força Nacional nos Jogos. A unidade, formada por policiais e bombeiros, conta com 13 mil homens atualmente.

A convocação da Força Nacional é uma estratégia dos responsáveis pela segurança do evento para deixar a Polícia Militar do Rio cuidando exclusivamente da cidade.

O governo do Estado do Rio pretende também convocar policiais militares da reserva para atuarem nos Jogos. Técnicos estudam o modelo jurídico para a convocação dos policiais.

No início do ano, o modelo de segurança dos Jogos mudou. Inicialmente, as arenas seriam policiadas por seguranças privados. Mas o governo federal e os organizadores dos Jogos decidiram mexer nos planos após a confusão na Olimpíada de Londres em 2012.

Na ocasião, a empresa GS4 contratada pelo comitê organizador não conseguiu recrutar e treinar 13.700 homens, como prometera no contrato celebrado em 2010 por cerca de R$ 1 bilhão.

Por causa da falha da empresa, o governo local teve que colocar às pressas milhares de militares na segurança nos Jogos. As Forças Armadas britânicas tiveram que fazer o serviço com homens fardados.

Homens que retornavam do Oriente Médio foram obrigados a trabalhar no evento.

A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça tem um orçamento de R$ 350 milhões.

As arenas, que a Força Nacional cuidará da segurança, têm capacidade para abrigar 860 mil pessoas.

Os seguranças privados também vão atuar na segurança do evento. Eles serão responsáveis por prédios administrativos do comitê organizador, depósitos e estacionamentos.

ITAQUERÃO

A Força Nacional vai se concentrar apenas no Rio. Nas arenas envolvidas no torneio de futebol, seguranças privados e policiais militares vão trabalhar nas partidas.

A competição, que terá a final no Maracanã, será disputada também no Itaquerão, no Mané Garrincha, na Fonte Nova, no Mineirão e na Arena do Amazonas.


Endereço da página:

Links no texto: