Folha de S. Paulo


Rio e Bernardinho buscam título mundial inédito em adeus de Fofão

Marcio Rodrigues/MPIX
Bernardinho comanda treino do Rio em Zurique, antes da estreia no Mundial de Clubes
Bernardinho comanda treino do Rio em Zurique, antes da estreia no Mundial de Clubes

Maior vencedor do vôlei feminino brasileiro, o Rio de Janeiro inicia nesta quinta-feira (7) a busca de um título inédito: o Mundial de Clubes.

Atual campeão Sul-Americano, o time comandado por Bernardinho estreia na competição internacional contra as donas da casa, o Volero Zurique, nesta quinta-feira, às 15h (de Brasília, com transmissão da SporTV). Na sexta, às 12h30, o Rio encara o Mirador, de República Dominicana. A equipe dominicana é treinada pelo brasileiro Marcos Kwiek (o mesmo da seleção caribenha) e foi convidada para a competição.

"É um torneio que a cada ano ganha importância e competitividade. Sul-Americano foi um bônus e estar no Mundial nos dá muita alegria. É um torneio de altíssimo nível. Em 2013 chegamos na competição despreparados, porque foi no início da temporada no Brasil. Agora é no fim, certamente chegamos em uma condição melhor. Mas neste ano a competição está ainda mais difícil do que em 2013", avaliou Bernardinho.

O treinador tricampeão mundial, campeão olímpico e duas vezes vice com a seleção masculina, além de duas vezes bronze com a feminina, ainda não tem o título do Mundial de Clubes com sua equipe. Ele, no entanto, diz que essa conquista não é uma obsessão.

"Essa competição antes não tinha muita relevância. Claro que queremos ganhar como qualquer competição. Para as jogadoras é uma vivência muito importante. Não é uma obsessão. Não tem a importância de uma Superliga no Brasil", afirmou.

A competição que reúne três campeãs continentais (Europa, Ásia e América do Sul) e três convidadas começa nesta quarta-feira (6) e vai até domingo, com todos em Zurique, na Suíça.

Na abertura, o Eczacibasi Vitra, da Turquia, enfrenta o Hisamitsu Springs, do Japão. Esta chave ainda conta com o Dinamo Krasnodar, da Rússia, que conta com as brasileiras Fernanda Garay e Fabíola. Já no grupo da equipe brasileira, o Mirador Santo Domingo enfrenta o Volero Zurique.

As duas melhores equipes de cada grupo se enfrentam nas semifinais no sábado e as vencedoras destes duelos fazem a final do Mundial no domingo (10), às 10h (de Brasília).

Reprodução/Twitter
Jogadoras do Mirador, rival dominicano do Rio no Mundial, brincam após treino
Jogadoras do Mirador, rival dominicano do Rio nesta sexta (8) no Mundial, brincam após treino

FOFÃO

O campeonato encerra a temporada do Rio, que no mês passado conquistou o décimo título da Superliga. Também será o último torneio da levantadora Fofão, de 45 anos.

"Estou mais concentrada na competição, que é difícil, não estou pensando que vai ser a última, que vai terminar, é como se no Brasil [título da Superliga] já tivesse sido a última. Teve toda a festa, foi bacana, aqui não vai ter a mesma festa, mas tem a motivação a mais de um título que o clube não ganhou. O título será mais que perfeito", disse a levantadora campeã olímpica.

Quem está em Zurique para acompanhar os últimos Jogos de Fofão é o marido, João Márcio.

"Ele veio para poder estar perto. É difícil fazer isso, mas ele veio para torcer. Ainda não vai ser férias, depois volto para passear de verdade. Não tenho nem ideia do que fazer [após aposentar]. Quero aproveitar a última vez que vou estar com este grupo, curtir os últimos momentos, vou me divertir", concluiu Fofão.

HISTÓRICO

O Brasil tem três títulos no Mundial de Clubes. O Sadia ganhou o primeiro campeonato, realizado em São Paulo, em 1991. Depois o Leite Moça ganhou a competição em 1994, novamente na capital paulista.

Reformulado, o campeonato da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) voltou a ser disputado apenas em 2010. Por três anos a competição foi em Doha, no Qatar, e, em 2012, Osasco foi campeão. Desde 2013, o torneio é jogado em Zurique. O Rio foi vice-campeão mundial na primeira edição suíça e e Osasco também ficou com a prata no ano passado (as paulistas já tinham um bronze conquistado em 2010).

NA TV
Rio x Mirador - Mundial de Clubes
Quinta-feira às 15h - SporTV

Marcio Rodrigues/MPIX
Fofão treina antes do Mundial de Clubes em Zurique, na Suíça
Fofão treina antes do Mundial de Clubes em Zurique, na Suíça

Endereço da página:

Links no texto: