Folha de S. Paulo


Dunga repete Copa de 2010 e promete lista sem surpresas

O técnico Dunga usará na Copa América do Chile a mesma estratégia que utilizou na Copa do Mundo de 2010. Ou seja, nada de teste.

No Mundial da África do Sul, Dunga só convocou atletas que já tinham sido testados antes. Ele promete que fará o mesmo agora na Copa América.

O treinador anunciará nesta nesta terça-feira (5), às 11h, no Rio, os 23 convocados para o torneio, que será disputado no Chile, de 11 de junho a 5 de julho próximos.

O Brasil está no Grupo C, ao lado de Colômbia, Peru e Venezuela. A estreia está marcada para o dia 14 de junho, contra os peruanos. Em seguida, a seleção encara a Colômbia, no dia 17, e a Venezuela, no dia 21.

Antes da competição, porém, o Brasil fará dois amistosos. Primeiro contra o México, em 7 de junho, no estádio do Palmeiras, em São Paulo, e depois contra o Honduras, contra Honduras, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, no dia 10 de junho.

"Quem nunca foi convocado não está fora [da seleção], mas vai ter que esperar uma nova oportunidade. A Copa América é uma competição, então a gente tem que colocar jogadores que já deram uma resposta. A Copa América não é para testar jogador", disse Dunga antes do amistoso contra o Chile, em março último.

Isso quer dizer que somente aqueles 43 atletas convocados por ele desde que reassumiu o comando da equipe, em julho de 2014, têm chance de serem chamados. Pelo menos 19 estão praticamente garantidos na lista.

Em 2010, o fato de não convocar surpresas não surtiu um grande efeito, pois a seleção foi eliminada nas quartas de final ao perder para a Holanda, por 2 a 1.

Em 2007, na Copa América da Venezuela, Dunga fez diferente. Para aquela competição, que o Brasil venceria, quatro dos 23 chamados jamais tinham sido convocados pelo técnico: o goleiro Doni, os zagueiros Alex Silva e Naldo e o atacante Afonso Alves. Eles também jamais haviam jogado uma partida pela seleção brasileira, nem com outros treinadores.

A convocação para o torneio continental oito anos atrás foi atípica. O treinador precisou fazer uma pré-lista, no fim de maio –aquela Copa América foi disputada do final de junho a meados de julho– com 34 nomes.

Antes de sair a lista final, a seleção faria dois amistosos na Europa, contra Inglaterra e Turquia, quando se cortariam 11 para chegar a 23.

Dos quatro convocados para a Copa América de 2007 sem nunca ter tido experiência com ele anteriormente, somente Doni esteve na Copa-2010, na África do Sul.

VEJA OS 43 JOGADORES QUE DUNGA CHAMOU NA SUA 2ª PASSAGEM PELA SELEÇÃO

GOLEIROS - 5
Jefferson - Botafogo
Rafael Cabral - Napoli
Marcelo Grohe - Grêmio
Neto -Fiorentina
Diego Alves - Valencia

ZAGUEIROS - 7
David Luiz - PSG
Marquinhos - PSG
Gil - Corinthians
Miranda - Atlético de Madri
Juan - Inter de Milão
Thiago Silva - PSG
Gabriel Paulista - Arsenal

LATERAIS - 8
Filipe Luis - Chelsea
Alex Sandro - Porto
Marcelo - Real Madrid
Danilo - Porto
Mário Fernandes - CSKA
Dodô - Inter de Milão
Fabinho - Mônaco
Maicon - Roma

VOLANTES - 7
Luiz Gustavo - Wolfsburg
Elias - Corinthians
Fernandinho - Manchester City
Ramires - Chelsea
Souza - São Paulo
Rômulo - Spartak Moscou
Casemiro - Porto

MEIAS e ATACANTES - 16
Neymar - Barcelona
Oscar - Chelsea
Roberto Firmino - Hoffenheim
Robinho - Santos
Willian - Chelsea
Philippe Coutinho - Liverpool
Diego Tardelli - Shandong Luneng (CHN)
Luiz Adriano - Shakhtar Donetsk
Douglas Costa - Shakhtar Donetsk
Ricardo Goulart - Guangzhou Evergrande (CHN)
Kaká - Orlando City
Lucas - PSG
Fred - Shakhtar Donetsk (UCR)
Anderson Talisca - Benfica
Everton Ribeiro - Al-Ahli (EAU)
Hulk - Zenit


Endereço da página:

Links no texto: