Folha de S. Paulo


Oswaldo de Oliveira defende reforma nas datas dos Estaduais

Os treinadores de 17 dos 20 clubes da série A do Campeonato Brasileiro discutiram nesta segunda-feira (27) o que pode ser feito para melhorar o nível dos jogos nas temporadas que estão por vir.

Temas como arbitragem e alterações no calendário foram mencionados pelos técnicos durante o "1º Encontro de Técnicos da Série A", na sede da CBF, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

Vanderlei Luxemburgo, do Flamengo, defendeu a padronização no tamanho dos gramados e sugeriu a criação de regras para impedir atrasos em pagamentos de rescisões de contrato.

"Acho que aqui deveria ser feito igual na Espanha. Caso o treinador saia, o clube só pode pôr outro no lugar após acertar tudo que deve ao anterior e vice-versa", disse Luxemburgo.

Segundo o coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, a proximidade entre os técnicos e a CBF pode trazer benefícios já para o Campeonato Brasileiro deste ano.

"Foi um grande passo. Falamos sobre arbitragem, marketing, seleção brasileira, calendário, campos e saímos com um balanço interessante e medidas concretas. O mais importante é esse primeiro passo. Nós estamos buscando mudar e melhorar o futebol brasileiro".

O treinador do Palmeiras, Oswaldo de Oliveira, ressaltou a importância de criar uma discussão em torno do calendário do futebol brasileiro. Segundo ele, os campeonatos regionais precisam passar por uma reforma para viabilizar uma melhor preparação para o Brasileiro.

"O campeonato regional é a formação do nosso futebol e a raiz, mas hoje ele precisa passar por uma reforma nas datas para que o Campeonato Brasileiro possa ser disputado por 20 clubes de uma forma mais confortável".

Os técnicos Argel, do Figueirense, Mílton Mendes, do Atlético-PR, e Tite, do Corinthians, não compareceram ao evento.


Endereço da página:

Links no texto: