Folha de S. Paulo


Rival do Corinthians tem 3º goleador da Libertadores e está invicto em casa

Rival do Corinthians nas oitavas de final da Taça Libertadores da América, o Guarani (PAR) está invicto como mandante e tem o terceiro artilheiro da edição deste ano da competição.

A equipe encerrou a fase de classificação na segunda colocação do Grupo 8, com nove pontos –tres a menos do que o líder Racing, da Argentina. O time obteve duas vitórias, três empates e uma derrota.

Dos nove pontos conquistados, sete foram como mandante. O Guarani mandou seus jogos no estádio Denfensores del Chaco. O estádio oficial da equipe é o Rogélio Silvino Livieres, que tem capacidade para apenas oito mil pessoas -o clube não jogou no local.

Na primeira rodada, o time empatou com o Sporting Cristal por 2 a 2. Na sequência, fora de casa, foi goleado pelo Racing por 4 a 1. Desde a terceira rodada, o Guarani reagiu e venceu o Táchira por 5 a 2, em casa, empatou com o time venezuelano fora de casa. A equipe ganhou do Racing por 2 a 0 e, na sequência, empatou com o Sporting Cristal, fora de seus domínios.

O principal destaque é o atacante Federico Santander, que marcou cinco gols no torneio –tem dois a menos do que Gustavo Bou, do Racing, o artilheiro do torneio. Santander, 24, já vestiu as camisas do Racing, Toulouse e Tigres.

Fundado em 1903 –segundo clube mais antigo do país–, o Guarani é o vice-líder do Campeonato Paraguaio, com 32 pontos -três a menos do que o Cerro Porteño, líder da competição.

A equipe é a única do país que ainda continua na Libertadores. O Cerro Porteño foi eliminado na pré-Libertadores, enquanto o Libertad caiu na fase de grupos.

Cris Borouncle/AFP
Com cinco gols, Federico Santander (esq.) é o goleador do Guarani
Com cinco gols, Federico Santander (esq.) é o goleador do Guarani

Endereço da página:

Links no texto: