Folha de S. Paulo


Com queda de Porto e PSG, Liga dos Campeões tem menos brasileiros

A definição dos semifinalistas da Liga dos Campeões, com a classificação de Barcelona, Bayern de Munique, Juventus e Real Madrid, não foi boa para o Brasil, que terá menos atletas nesta fase.

Ao todo, vão ser dez brasileiros divididos pelos quatro clubes: cinco no Barcelona, dois no Real Madrid e Bayern de Munique e um na Juventus.

Isso se deve não apenas ao fato de os classificados terem poucos brasileiros, mas também ao fato de Porto e Paris Saint-Germain terem sido eliminados. Juntos esses dois clubes tinha 13 brasileiros (sete no Porto e seis no PSG).

Os números do Brasil nas quartas de final, aliás, eram bem mais chamativos. O país teve 28 jogadores e foi o único com atletas nos oito times daquela fase.

Barcelona e PSG fizeram o confronto com mais brasileiros das quartas. Ao todo, 11 jogadores nascidos no país foram envolvidos. Para Neymar, uma das estrelas do time catalão, foi a chance de enfrentar defensores que jogam ao seu lado na seleção, como Thiago Silva, Marquinhos e David Luiz.

Outro confronto com muitos brasileiros foi entre Porto e Bayern de Munique. Além dos sete jogadores do Porto, o Bayern conta com Dante e Rafinha.

COMO FICA

Os confrontos das semifinais vão ser sorteados nesta sexta-feira (24), às 7h (de Brasília), na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça.

O país com mais representantes é a Espanha. São 40 espanhóis: 18 no Real Madrid, 15 no Barcelona, cinco no Bayern e dois na Juventus.

Logo depois estão Alemanha, com 18 jogadores (15 no Bayern, dois no Real e um no Barcelona), e Itália, com 15 jogadores (todos na Juventus).

Mas apenas o Brasil, a Espanha e a França têm representantes em todos os clubes que vão jogar a semifinal.

NÚMERO DE BRASILEIROS POR EQUIPE:

Barcelona: 5

Real Madrid: 2

Bayern de Munique: 2

Juventus: 1


Endereço da página:

Links no texto: