Folha de S. Paulo


Semifinais da Liga dos Campeões têm recorde de campeões

O termo elite da Europa nunca fez tanto sentido para definir os atuais semifinalistas da Liga dos Campeões: Barcelona, Bayern de Munique, Juventus e Real Madrid.

Juntas, as quatro equipes somam 21 títulos do torneio. É um recorde nesta fase, desde a edição de 1993/94, quando a competição voltou a ter semifinais –em 1992 e 1993, os finalistas foram definidos após dois quadrangulares.

O mais próximo que o torneio chegou dos números atuais foi nas edições de 2012/13 e 2002/03, quando foram 18 títulos na soma dos participantes das semifinais.

Dos quatro representantes atuais, três também parecem ter cadeira cativa. É a terceira vez nas quatro últimas temporadas que Barcelona (dono de quatro taças), Real (dez vezes campeão) e Bayern (pentacampeão) chegam a essa fase. A intrusa da vez é a bicampeã Juventus.

EMOÇÃO

Os últimos representantes da semifinal foram conhecidos nos jogos desta quarta-feira (22). com muita emoção.

Atual campeão, o Real Madrid teve de superar o rival Atlético de Madri para se classificar à semifinal. Detalhe: desde a vitória por 4 a 1 na decisão da última Liga dos Campeões, o Real não sabia o que era vencer o clássico da capital espanhola –foram três empates e quatro derrotas.

O mexicano Chicharito, em boa jogada de Cristiano Ronaldo, assegurou a vitória por 1 a 0, no Santiago Bernabéu, campo do Real, aos 43 min do segundo tempo. O gol derrubou os atleticanos, que não tiveram força para reagir.

A vitória magra foi suficiente para o Real porque no primeiro jogo, há uma semana, as equipes empataram sem gols na casa do Atlético.

A Juventus não fez um jogo muito emocionante, afinal garantiu a classificação com um empate sem gols com o Monaco, na casa do rival.

O resultado foi suficiente porque o clube italiano havia vencido por 1 a 0, há uma semana, em seus domínios.

Emocionante foi a comemoração da Juventus. Duas vezes campeão do torneio, o clube não disputava a semifinal desde 2003 –quando perdeu o título para o Milan.

O atual resultado é o melhor da equipe de Turim em um torneio europeu desde que foi rebaixada por escândalo de arbitragem, em 2006. Manteve vivo o sonho da tríplice coroa, uma vez que a equipe lidera o Italiano e é finalista da Copa da Itália.

Os confrontos e as datas das semifinais serão conhecidos na sexta (24), às 7h (de Brasília), em sorteio na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça.


Endereço da página:

Links no texto: