Folha de S. Paulo


Anderson Silva disputará seletiva de taekwondo para a Olimpíada do Rio

O presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo, Carlos Fernandes, anunciou nesta quarta (22) que o lutador Anderson Silva, 40, vai participar da seletiva da equipe olímpica nacional para os Jogos da Rio-2016. O torneio vai começar a ser disputado em janeiro de 2016.

Silva está suspenso preventivamente do UFC, após ter sido detectado uma substância proibida no exame antidoping realizado após a sua última luta, no dia 31 de janeiro. O dirigente acredita que a provável punição por doping não vai atrapalhar o atleta a disputar os Jogos do Rio no taekwondo.

"Vou tentar devolver ao meu esporte de origem o que ele me deu. Sei que as dificuldades serão muito maiores, mas vou me preparar. Não estou preocupado em passar vergonha", afirmou Silva, que começou nas lutas no esporte, quando tinha 17 anos.

"Gosto de desafios. Estou muito longe de entrar no ritmo de competição, mas terei tempo. Tenho que ganhar velocidade, me adaptar a usar o equipamento. Mas a expectativa é grande. Vou atrás do meu sonho", acrescentou.

Reconhecido como o maior lutador da história do MMA (artes marciais mistas), Anderson Silva está temporariamente suspenso do esporte por ter sido flagrado em teste antidoping realizado após sua última aparição no octógono, contra o norte-americano Nick Diaz.

O exame apontou o uso de drostanolona e de medicamentos utilizados no combate à ansiedade e insônia (oxazepam e temazepan).

O atleta aguarda o julgamento da Comissão Atlética do Estado de Nevada para conhecer seu futuro no MMA –Anderson já anunciou que não irá se aposentar da modalidade. Inicialmente marcado para ocorrer entre março e abril, o julgamento segue sem data definida.


Endereço da página:

Links no texto: