Folha de S. Paulo


Com pênalti inexistente, Vasco vence Fla e pega o Botafogo na decisão

Marcelo Sadio/Divulgação/vasco.com.br
Gilberto comemora com a torcida o gol do Vasco sobre o Flamengo
Gilberto comemora com a torcida o gol do Vasco sobre o Flamengo

Com a ajuda de um erro do árbitro Rodrigo Nunes de Sá, o Vasco venceu, com um gol de pênalti, o Flamengo, por 1 a 0, neste domingo (19), e garantiu vaga na final do Campeonato Estadual do Rio.

O único gol da partida saiu após o árbitro marcar um pênalti inexistente em Serginho, que caiu na área após uma disputa com o zagueiro rival. Gilberto aproveitou a oportunidade e fez o gol da vitória aos 16 min do segundo tempo.

Além da vaga na final, a vitória vascaína acabou com um jejum de 11 partidas sem vencer o seu principal rival.

No primeiro jogo da semifinal, os dois times empataram sem gols.

Será a segunda final consecutiva do técnico Doriva em Estaduais. No ano passado, ele ganhou o Paulista com o Ituano.

O clássico deste domingo registrou a renda de R$ 2,4 milhões, com 48.221 torcedores pagantes.

Veja vídeo

Com o resultado, o Vasco enfrentará o Botafogo na decisão do Estadual do Rio. O time comandado por Renê Simões garantiu a classificação no sábado (18) após dramática decisão nos pênaltis. No tempo normal, o Botafogo venceu o Fluminense, por 2 a 1. Nos pênaltis, os goleiros decidiram. O tricolor Diego Cavalieri chutou para fora. Já o botafoguense Renan converteu.

Flamengo e Vasco disputaram um primeiro tempo equilibrado com muitas faltas. O Vasco começou melhor. Depois do susto inicial, o Flamengo criou uma série de oportunidades. A melhor foi com Alecsandro aos 30min. Ele aproveitou o cruzamento de Everton, mas o goleiro uruguaio Martín Silva fez uma bela defesa.

Na volta do intervalo, os treinadores abriram os seus times. Doriva colocou o atacante Dagoberto no lugar do meia Marcinho. Já Vanderlei Luxemburgo escalou Arthur Maia na vaga de Luiz Alberto.

Precisando da vitória, o Vasco começou mais agressivo. Aos 7min, Paulo Victor defendeu em cima da linha a cabeçada do zagueiro Rodrigo. Um minuto depois, o flamenguista manteve o empate. Ele se esticou para defender o belo chute rasteiro do atacante Gilberto.

O gol não demorou a sair. Aos 16min, Gilberto abriu o placar ao cobrar um pênalti inexistente marcado pelo árbitro Rodrigo Nunes de Sá. Serginho caiu na área após dividir a bola com o zagueiro Wallace dentro da área. O juiz deu pênalti.

Em desvantagem no placar, Luxemburgo fez as duas últimas mudanças. Ele tirou o atacante Marcelo Cirino, destaque do time no campeonato e colocou Eduardo da Silva. Gabriel também entrou no lugar de Everton.

A mexida não deu resultado. Irritados com a falha do árbitro, os flamenguistas não escondiam o nervosismo. O time errava passes fáceis e pouco chegava no gol adversário. Quando o Flamengo conseguia, Martín Silva fazia boas defesa.

Marcelo Sadio/Divulgação/vasco.com.br
Gilberto comemora gol da vitória do Vasco sobre o Flamengo
Gilberto comemora gol da vitória do Vasco sobre o Flamengo

Endereço da página:

Links no texto: