Folha de S. Paulo


Frustrado com duas lesões, Splitter crê em título na NBA

Tiago Splitter, 30, se tornou em 2014 o primeiro brasileiro campeão da NBA. É uma das peças-chave para o sucesso do San Antonio Spurs. E apesar do reconhecimento que o cerca, admite que as seguidas lesões sofridas nesta temporada o frustraram.

Com uma contusão na panturrilha que o atormenta desde o início do torneio, Splitter nunca jogou tão pouco como agora na liga –dos 82 jogos dos Spurs, ele perdeu 30.

"É frustrante ficar fora", disse à Folha –Splitter ficou fora dos primeiros 23 jogos.

Depois, teve boa sequência. Mas voltou a sentir a lesão contra o Denver Nuggets, no dia 3 de abril, quando jogou por apenas seis minutos.

Ele não sabe se poderá estar em quadra neste domingo (19), quando os Spurs enfrentam o Los Angeles Clippers pelo primeiro jogo da melhor de sete dos playoffs.

"Em relação a estado físico e lesões, com certeza, foi a pior temporada para mim. Mas tem que superar, ter paciência e tentar voltar da melhor forma possível", disse.

As contusões assombraram os Spurs no início do campeonato. Atletas fundamentais para o técnico Gregg Popovich, o armador Tony Parker e o ala Kawhi Leonard também se machucaram.

Parker passou novembro inteiro no "estaleiro". Leonard só estreou um mês depois do início da competição. E ainda ficou de fora de 16 de dezembro a 15 de janeiro.

RESSURREIÇÃO

Muitos puseram o time em xeque. Em dezembro, chegou a seis derrotas em sete jogos.

Mas não dá para colocar como morto um time que é o atual campeão e tem uma base muito sólida. Depois do Jogo das Estrelas, a equipe acelerou para o "sprint" final.

Dos últimos 16 jogos, venceu 14. Apesar do trio Tim Duncan, Manu Ginobili e Tony Parker estar sempre em evidência, quem brilhou foi Leonard. Em uma de suas atuações, fez 26 pontos contra o Golden State Warriors, time de melhor campanha.

"Não estamos jogando como no ano passado, mas estamos numa ascendente. Os Warriors são favoritos no papel. Mas tenho que ter na cabeça que a gente vai ganhar."


Endereço da página:

Links no texto: