Folha de S. Paulo


Filipe Toledo impressiona rivais e já é 'perseguido' por Slater

Um garoto brasileiro tem assustado o mundo do surfe. E não é Gabriel Medina, 21. Trata-se de Filipe Toledo, 19, que, apesar da idade, já impressiona.

Principalmente depois da vitória na etapa que abriu a temporada de 2015, em Gold Coast, na Austrália. E também pela boa apresentação na segunda prova, em Bells Beach, onde foi eliminado nas quartas de final, mas, mesmo assim, teve um desempenho notável.

Toledo estará em ação a partir desta terça-feira (14) na terceira etapa da temporada, em Margaret River, na Austrália. Será mais uma oportunidade para ele mostrar a que veio. Apesar de que os adversários já sabem. Que o diga o americano Kelly Slater, 43, dono de 11 títulos mundiais.

"Filipe tem realmente impressionado. Todo mundo está falando sobre ele. Vai sair da Austrália com pelo menos dois bons resultados. Se não três. Se eu tivesse minha bola de cristal, eu diria que todos nós vamos persegui-lo", disse Slater, considerado o maior surfista de todos os tempos. Os elogios, porém, vão além do americano.

"Ele pode transformar uma onda que eu tiro [nota] cinco, em nove. Não há muito o que eu possa fazer", afirmou o australiano Julian Wilson, 26, que perdeu para Toledo na final em Gold Coast.

Mesmo sem vencer em Bells Beach, o paulista arrancou aplausos do público durante a repescagem ao acertar dois aéreos (manobra em que o surfista dá um salto) na mesma onda.

Veja vídeo

Nesta temporada, ele já conseguiu o que poucos podem se gabar de possuir: uma nota dez.

"Eu acho que nunca vi alguém tão confiante como ele está. Ele caminha como se fosse o cara do momento, e ele é", afirmou o australiano Taj Burrow, 36.

INÍCIO DE CAMPEÃO

Seu início de ano é digno de campeão. Gabriel Medina, 21, primeiro brasileiro a conquistar o título do Mundial, começou 2014 com os mesmos resultados de Toledo. Ganhou em Gold Coast e perdeu nas quartas em Bells Beach.

É inevitável não pensar em ser campeão. "Treinei muito para isso", disse Toledo à Folha sobre o bom início de temporada. "Aliás, a minha vida tem sido focar no título", afirma.

Após duas etapas, Toledo está empatado na liderança do Mundial com o australiano Mick Fanning, 33 –15.200 pontos para cada um. O brasileiro espera agora corrigir os erros cometidos em Bells Beach, onde acabou eliminado pelo americano Nat Young, 23.

"[Errei] na escolha das ondas. Isso pode ser decisivo. Contra o Young, se eu tivesse feito algumas manobras [em uma das últimas ondas que pegou], talvez tivesse conseguido a nota", afirmou. Toledo perdeu por 15.10 a 13.86.

Na primeira rodada em Margaret River, o paulista enfrentará o compatriota Miguel Pupo, 23, e o irlandês Glenn Hall, 33, que eliminou Medina na etapa de Gold Coast.


Endereço da página:

Links no texto: