Folha de S. Paulo


Fifa veta, e Federação corta patrocínios a árbitros no Paulista

Rubens Cavallari/Folhapress
O árbitro Flavio Rodrigues de Souza durante jogo entre Corinthians e Ponte Preta
O árbitro Flavio Rodrigues de Souza durante jogo entre Corinthians e Ponte Preta

A FPF (Federação Paulista de Futebol) anunciou nesta segunda-feira (13) que a Crefisa, parceira do Palmeiras, não irá mais patrocinar a arbitragem na reta final do Campeonato Paulista. De acordo com a FPF, a decisão aconteceu após um veto da Fifa, que considera o patrocínio ilegal.

A entidade, que deve se pronunciar ainda nesta segunda-feira sobre o veto, garantiu que o corte do patrocínio não tem relação com as polêmicas envolvendo a arbitragem das quartas de final do torneio. A Ponte Preta teve um gol legal anulado na derrota para o Corinthians por 1 a 0.

O patrocínio aos árbitros e assistentes havia sido definido na última quinta-feira (9).

O patrocínio fere o artigo 15 do Regulamento de Organização da arbitragem. "Anúncios de patrocinadores nas camisas de árbitros serão permitidos somente se não criarem conflitos de interesses com nenhum dos times participantes. Caso isso aconteça, o árbitro não deve utilizar nenhum anúncio na camisa", diz o trecho.

Rodrigo Corsi/FPF/Divulgação
Paulo Nobre segura a camisa que foi usada pelos árbitros com o patrocínio da Crefisa
Paulo Nobre segura a camisa que foi usada pelos árbitros com o patrocínio da Crefisa

Na semana passada, a Fifa informou que ia analisar o patrocínio da Crefisa. "A Fifa vai analisar a situação e, se necessário, entrará em contato com a CBF sobre este assunto. Não temos nenhum outro comentário neste momento", disse a entidade máxima do futebol por meio de sua assessoria de imprensa.

Em janeiro, a Crefisa se tornou o patrocinador master do Palmeiras (principal apoiador financeiro). A equipe, que recebe aproximadamente R$ 23 milhões por ano, acertou um contrato de dois anos com a instituição de crédito popular.

O clube alviverde vai arrecadar em 2015 R$ 50 milhões com os patrocinadores, tornando-se o time com o uniforme mais valioso do Brasil. Com este faturamento, o clube ultrapassa a receita do rival Corinthians e do Flamengo com patrocínios de camisa.


Endereço da página:

Links no texto: