Folha de S. Paulo


Após desbancar Medina nas quartas, Mineirinho perde na final da 2ª etapa

Depois de desbancar Gabriel Medina, 21, nas quartas, o paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, 28, foi derrotado na final da segunda etapa do Mundial de surfe, em Bells Beach, na Austrália, pelo australiano Mick Fanning, 33, nesta quarta-feira (8).

A bateria terminou empatada em 15.27, mas Fanning ficou com o triunfo porque teve a nota mais alta do confronto, com um 8.17.

Mineirinho lutava pelo bicampeonato da etapa mais tradicional e antiga do circuito. Ele venceu em 2013. Fanning, por sua vez, conquistou a sua quarta vitória em Bells Beach e se tornou o maior vencedor da prova ao lado do seu compatriota Mark Richards e do norte-americano Kelly Slater.

O dia começou bem para Mineirinho, que derrotou Medina nas quartas. O atual campeão mundial amargou a sua segunda eliminação no ano. Na primeira etapa, em Gold Coast, também na Austrália, caiu na terceira fase.

Na semi, Mineirinho passou pelo australiano Josh Kerr, 31. Mas a final seria outra história. Até porque Fanning conhece bem o território e começou a bateria com uma tática bem definida. Seletivo com as ondas, reservou a sua prioridade o máximo que pôde.

Mineirinho, por sua vez, resolveu atacar e saiu bem na frente. Somou logo 6.33 e 7.50. O olhar crítico do australiano para escolher as ondas, porém, começou a dar resultado depois da metade da prova.

Em sua primeira grande onda, ganhou um 8.17 dos juízes. Viu o troco de Mineirinho com um 7.47, mas, logo em seguida, tirou da manga um 7.10 para colocar o brasileiro nas cordas.

O paulista ainda conseguiu empatar a bateria com uma ótima onda, mas, muito cansado, não teve forças para reagir.

Com o resultado, Fanning agora divide a liderança do ranking com o brasileiro Filipe Toledo, 19, que venceu a primeira etapa, em Gold Coast, também na Austrália, e caiu nas quartas em Bells Beach. Eles têm 15.200 pontos.

Já Mineirinho está na terceira colocação, com 14.500 pontos. Medina, por sua vez, é o nono, com 6.950 pontos.

A próxima etapa é novamente na Austrália, dessa vez em Margaret River, entre os dias 15 e 26 de abril.


Endereço da página:

Links no texto: