Folha de S. Paulo


Concorrência e R$ 1,5 milhão fazem São Paulo adiar acerto com técnico

Alejandro Sabella, Vanderlei Luxemburgo e Abel Braga são os preferidos da diretoria do São Paulo para substituir o técnico Muricy Ramalho, que deixou o cargo na última segunda-feira (6).

Eles reúnem as características desejadas: são experientes e vitoriosos. Além disso, a avaliação dos cartolas é que qualquer um deles causaria impacto imediato no elenco.

O time disputa neste fim de semana as quartas de final do Paulista, em jogo único contra o Red Bull, no Morumbi.

Nos dias 15 e 22 de abril joga as rodadas finais da fase de grupos da Libertadores contra Danubio (URU) e Corinthians, pela ordem, partidas que podem definir a classificação às oitavas de final.

O planejamento é fechar a contratação neste semana.

Sergio Moraes - 9.jul.14/Reuters
O técnico Alejandro Sabella comemora um gol da seleção argentina na Copa do Mundo de 2014
O técnico Alejandro Sabella comemora um gol da seleção argentina na Copa do Mundo de 2014

ENTRAVES

Vice-campeão mundial com a Argentina em 2014, Sabella, 60, é nome que agrada especialmente ao presidente tricolor, Carlos Miguel Aidar.

Um fator, porém, atrapalha a negociação. Segundo o vice-presidente de futebol, Ataíde Gil Guerreiro, o argentino já tem proposta para comandar uma equipe da primeira divisão da Inglaterra.

Como Sabella atuou no país quando era jogador, ele domina a língua inglesa e teria facilidade para se adaptar.

Mas o argentino também tem familiaridade com o português. Jogou no Grêmio nos anos 1980 e foi assistente de Daniel Passarella no Corinthians, em 2005.

Fabio Castro - 02.jun,2014/AGIF/Folhapress
Técnico Abel Braga no empate do Internacional com o Fluminense por 1 a 1, em Macaé (RJ)
Técnico Abel Braga no empate do Internacional com o Fluminense por 1 a 1, em Macaé (RJ)

Vanderlei Luxemburgo, 62, tem contrato com o Flamengo até o final deste ano. Por causa do vínculo do treinador com o clube carioca, o São Paulo teria de arcar com uma multa rescisória que é de cerca de R$ 1,5 milhão.

Hoje o valor é o principal entrave –o clube tem salários atrasados para acertar.

A diretoria, no entanto, entende que Luxemburgo também está motivado a comandar o São Paulo e isso pode facilitar. A Folha apurou que o treinador já foi sondado.

Ao programa "Bem Amigos", do SporTV, na noite de segunda (6), Luxemburgo demonstrou empolgação.

"Se eu tiver proposta, tenho direito de discutir. O que não pode é passar por mercenarismo. Isso é profissionalismo", declarou o técnico.

Abel Braga, também 62, concorre por ter sido indicado por Muricy. A avaliação de quem está no departamento de futebol é que ele poderia dar continuidade ao trabalho.

Assim como nos outros casos, há um obstáculo. Abel está apalavrado com uma equipe dos Emirados Árabes para assumir em julho –o nome do clube não foi divulgada pelo ex-técnico do Inter.

Para assinar com o São Paulo, o treinador carioca teria que negociar com os cartolas da nova equipe e é possível que exista uma multa.

ATÉ LOGO

Já desligado do São Paulo, Muricy foi ao clube na manhã de segunda (6) para se despedir dos jogadores e dos funcionários. Depois fez um pronunciamento aos jornalistas.

Reforçou que a saída foi por motivo de saúde e que ficará na torcida pelo São Paulo, além de querer voltar para encerrar a carreira no clube.

Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: