Folha de S. Paulo


São Paulo consulta Muricy sobre novo técnico e descarta estrangeiro

O substituto de Muricy Ramalho, 59, no comando do São Paulo será brasileiro e provavelmente está desempregado.

Horas depois da demissão do treinador, nesta segunda-feira (6), o vice-presidente de futebol do clube, Ataíde Gil Guerreiro, deu as primeiras dicas sobre quem será seu próximo comandante. De acordo com o dirigente, o projeto original era substituir Muricy Ramalho no final de 2015, quando o contrato do técnico encerrasse, por um europeu. O cartola disse, porém, que isso não deve ser concretizado agora.

"Sobre o estrangeiro que eu queria trazer no fim do ano, já conversei com ele e ele não poderá vir. Era um europeu de primeiro escalão. Mas meu projeto foi por água abaixo. Agora, vamos ter que buscar um treinador de ponta do mercado nacional, mas não gostaria de mexer com quem está empregado", disse Guerreiro.

"A partir de agora, vamos pensar em um técnico. Até ouvimos o Muricy sobre isso. Ele nos disse que acha que era hora de um choque no grupo, de um nome para motivar os jogadores", afirmou.

Segundo o vice de futebol, o time será comandado interinamente nos próximos "três ou quatro jogos" pelo auxiliar Milton Cruz, que retornará a suas funções quando um novo treinador for contratado -havia rumores sobre sua saída também.

Editoria de Arte/Folhapress

Sobre a saída de Muricy, Guerreiro, que sempre defendeu a permanência do treinador em entrevistas, lamentou os problemas de saúde do técnico e disse que ele "terá as portas abertas para sempre no São Paulo".

A saída foi definida nesta segunda, em reunião com Guerreiro e o presidente Carlos Miguel Aidar. De acordo com o treinador e o dirigente, a decisão foi tomada devido aos problemas médicos enfrentados
por Muricy.

"Sentíamos uma instabilidade nele no domínio do time no gramado porque ele estava debilitado. Ele não sabia se deveria atender o clube ou a família. Ele estava em uma grande insegurança", disse o vice.

De acordo com a assessoria de imprensa do treinador, ele passará por uma cirurgia na próxima semana.

" Estou com problemas de saúde, devo fazer uma cirurgia na próxima semana e preciso desse tempo que o São Paulo não tem no momento. Quero agradecer ao presidente, aos jogadores, os funcionários do clube, os meus companheiros de comissão técnica e, principalmente, aos torcedores que entendem esse meu momento. Preciso nesse momento dos devidos cuidados com a minha saúde. Não é um adeus, é um até breve pela relação que tenho com o São Paulo Futebol Clube. Desejo muito sorte a todos", afirmou.

O técnico vinha sofrendo uma pressão no clube pela falta de resultados. O São Paulo está na segunda colocação do grupo 2 na Copa Libertadores. No Paulista, o time está classificado para as quartas de final do torneio. No último domingo, porém, a equipe foi derrotada pelo Botafogo-SP,por 2 a 0.

No último dia 26 de março, um dia após o time perder de 3 a 0 para o Palmeiras, Muricy entregou o cargo, mas a diretoria não aceitou e o manteve no comando do time.

A passagem encerrada nesta segunda-feira foi a terceira do técnico no clube. Muricy já havia comandado a equipe na década de 1990 e também de 2006 a 2009. A última passagem do técnico no tricolor começou em setembro de 2013. Em pouco mais de um ano e meio à frente do time, o técnico não conquistou nenhum título.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: