Folha de S. Paulo


Muricy Ramalho alega problemas de saúde e deixa o São Paulo

Muricy Ramalho acertou nesta segunda-feira (6) sua saída do São Paulo. Em declarações divulgadas pela sua assessoria de imprensa, o técnico confirmou que deixa o clube por motivos médicos.

"O presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, o vice-presidente de Futebol, Ataíde Gil Guerreiro, e eu nos reunimos agora à tarde e decidimos pela minha saída do clube. Estou com problemas de saúde, devo fazer uma cirurgia na próxima semana e preciso desse tempo que o São Paulo não tem no momento. Quero agradecer ao presidente, aos jogadores, os funcionários do clube, os meus companheiros de comissão técnica e, principalmente, aos torcedores que entendem esse meu momento. Preciso nesse momento dos devidos cuidados com a minha saúde. Não é um adeus, é um até breve pela relação que tenho com o São Paulo Futebol Clube. Desejo muito sorte a todos", afirmou Muricy Ramalho.

O técnico vinha sofrendo uma pressão no clube pela falta de resultados. O São Paulo está na segunda colocação do grupo 2 na Copa Libertadores. No Paulista, o time está classificado para as quartas de final do torneio. No último domingo, porém, a equipe foi derrotada pelo Botafogo-SP, por 2 a 0.

No último dia 26 de março, um dia após o time perder de 3 a 0 para o Palmeiras, Muricy entregou o cargo, mas a diretoria não aceitou e o manteve no comando do time.

A passagem encerrada nesta segunda-feira foi a terceira do técnico no clube. Muricy já havia comandado a equipe na década de 1990 e também de 2006 a 2009. A última passagem do técnico no tricolor começou em setembro de 2013. Em pouco mais de um ano e meio à frente do time, o técnico não conquistou nenhum título.

Editoria de arte/Folhapress

TERCEIRA PASSAGEM

Em setembro de 2013, após campanha ruim no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, tendo inclusive terminado na zona de rebaixamento, o São Paulo demitiu Paulo Autuori e contratou Muricy.

Após dois jogos, o treinador tirou o time da zona de rebaixamento. Ao final do campeonato, o time ficou no meio da tabela.

No mesmo ano, o São Paulo foi eliminado na semifinal da Copa Sul-Americana em confrontos com a Ponte Preta.

Em 2014, Muricy dirigiu um time recheado de jogadores de referência, como Souza, Paulo Henrique Ganso, Kaká, Alan Kardec e Luis Fabiano, e terminou o Brasileiro na segunda colocação.

No mesmo ano, foi eliminado sucessivas vezes em partidas contra times de menor expressão.

No Paulista, perdeu para o Penapolense nas quartas de final. Na Copa do Brasil, o algoz foi o Bragantino, ainda na terceira fase da competição. Na Copa Sul-Americana, perdeu na semifinal para o Atlético Nacional, da Colômbia.

Em 2015, o São Paulo é líder do grupo 1, mas não conseguiu vencer nenhum clássico: perdeu para Corinthians e Palmeiras e empatou com o Santos. Na Libertadores, apesar de ocupar a segunda colocação no grupo, o São Paulo corre risco de não passar de fase: perdeu duas vezes e é acompanhado de perto pelo San Lorenzo, que tem o mesmo número de pontos.

Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: