Folha de S. Paulo


Após fiasco no Sul-Americano, Gallo muda toda seleção sub-20 para torneio

Jorge Adorno - 26.jan.2015/Reuters
O técnico Gallo durante uma partida da seleção sub-20, contra o Uruguai
O técnico Gallo durante uma partida da seleção sub-20, contra o Uruguai

A campanha ruim no Sul-Americano sub-20, em janeiro no Uruguai, quase custou a Alexandre Gallo o cargo de técnico deste time e também da seleção brasileira olímpica (sub-23).

E fez o treinador reformular totalmente a equipe formada por garotos até 20 anos. Neste sábado (28), Gallo convocou 20 jogadores para um torneio amistoso na Áustria, em abril. Nenhum deles esteve no Sul-Americano.

"Temos que aprender com os erros e seguir em frente", disse Gallo essa semana, em Vitória-ES, onde estava concentrado com a seleção olímpica para dois amistosos.

O torneio na Áustria é preparatório para o Mundial sub-20 da Nova Zelândia, entre maio e junho deste ano.

Apesar de Gallo minimizar a possibilidade de um fracasso nessa competição tirá-lo do comando da seleção com limite de idade até 23 anos, que se prepara para os Jogos Olímpicos de 2016, a mudança radical no elenco dos mais novos mostra que ele sabe que um desastre na Oceania pode custar seu emprego.

Gallo chamou quatro jogadores que atuam na Europa para o torneio, dois deles com potencial para jogar por outros países e que fazem parte do projeto da CBF de tentar cativá-los a atuar pelo Brasil. São eles o meia Andreas Pereira, 19, do Manchester United, e o atacante Jean Carlos, 18, das categorias de base do Real Madrid.

O volante Alef, 20, ex–Ponte Preta e hoje no Olympique de Marselha-FRA, e o atacante Caio Rangel, 19, ex-Flamengo e jogador do Cagliari-ITA atualmente também estão na lista.

O volante Matheus Biteco, do Grêmio, e o meia Boschilia, do São Paulo, estavam em uma primeira lista do Sul-Americano sub-20, mas acabaram cortados e não viajaram ao Uruguai. Agora eles voltam.

Novidade foi o atacante palmeirense Gabriel Jesus, que completa 18 anos na sexta-feira (3).

Nem todos os atletas da campanha do Sul-Americano caíram em desgraça com Gallo e alguns devem ser lembrados para o Mundial. O lateral-direito palmeirense João Pedro e o atacante do Atlético-PR Marcos Guilherme, por exemplo, foram bem avaliados e ganharam chance na seleção olímpica.

O primeiro adversário do Brasil na Áustria será Camarões, dia 10 de abril, em Pasching. A partida seguinte será contra o Qatar, dia 13, em Salzburg. No último jogo, a seleção enfrentará Honduras, dia 16, em Pasching.

VEJA OS CONVOCADOS:

Goleiros

Jean - Bahia

David - Criciúma

Zagueiros

Luis Vinícius - Vitória

Iago - Criciúma

Bruno - Cruzeiro

Hugo - São Paulo

Laterais

Mateus Muller - Atlético Goianiense

Jeferson - Ponte Preta

Rodrigo - Coritiba

Jorginho - Flamengo

Meio-campo

Matheus Biteco - Grêmio

Andreas Pereira - Manchester United (ING)

Boschilia - São Paulo

Alef - Olympique de Marselha (FRA)

Atacantes

Gabriel Jesus - Palmeiras

Bruno Lopes - Criciúma

Jean Carlos - Real Madrid (ESP)

Caio Rangel - Cagliari (ITA)

Judivan - Cruzeiro

Ewandro - São Paulo


Endereço da página: