Folha de S. Paulo


Filipino de 55 anos corre 101 maratonas em um ano sem usar tênis

O cara tem 55 anos, um sorriso bonachão e uma razoável barriguinha carinhosamente tratada com cerveja gelada. E é recordista mundial de maratonas. Não por sua velocidade, que nem de longe se aproxima da exibida pelos fenomenais quenianos. Sua praia é outra: ele corre maratonas em profusão sem usar calçados.

No ano passado, completou, descalço, 101 provas de 42.195 metros, o que lhe valeu seu segundo registro no "Guinness", o livro dos recordes. Já vira seu nome inscrito em uma categoria até então inexistente: maior número de maratonas corridas descalço em dias seguidos (dez).

Trata-se de Edward Vilbar Vega, mais conhecido como Eddie, um nativo das Filipinas que passou a infância em Guam, território norte-americano na Micronésia.

Lá se tornou cidadão dos EUA, para onde foi fazer faculdade. Hoje é um bem sucedido consultor na área de informática, dirigindo a própria empresa com sede em Raleigh, Carolina do Norte. Já passou por dois casamentos, com os respectivos divórcios, tem três filhas e quatro netos.

Apesar de ter feito corridas esparsas ao longo da vida, só foi participar de uma maratona em 2007, aos 48 anos.

"Eu me inscrevi na prova para me forçar a fazer regime e perder peso. Também foi uma maneira de contribuir para uma boa causa", diz Vega à Folha, por e-mail. Parte dos recursos levantados pela prova seria destinada à construção de casas para a população pobre das Filipinas.

Ficou muito feliz por ter conseguido completar a distância em 5h15min24s, o que não o autorizava a pensar em algum tipo de recorde –na época, a melhor marca do mundo era de 2h4min26s.

Considerou, porém, que o tempo que investira em treinos não podia ser desperdiçado e se inscreveu para uma segunda maratona, no mês seguinte –uma temeridade, já que especialistas recomendam um intervalo de cerca de seis meses entre maratonas.

A paixão pelo esporte falou mais alto, e ele continuou participando de maratonas.

Em 2010, resolveu experimentar os tênis minimalistas –de sola muito fina, que procuram reproduzir a sensação da corrida descalça.

Esse tipo de calçado se tornou popular a partir do final da década passada, especialmente depois do lançamento do livro "Nascido para Correr" (2009), que propagandeia a corrida dita "natural".

Dois anos depois, Vega foi desafiado por amigos a tirar os tênis minimalistas.

"Foi em 30 de dezembro de 2012, em uma corrida em Winter Springs, Flórida. Era a minha 50ª maratona no ano, a quinta em cinco dias seguidos. A temperatura estava abaixo de zero e, já na largada, meus pés estavam dormentes. Dediquei o esforço à memória dos meus pais."

A empreitada não lhe trouxe apenas dor. "Atraí muita atenção: eu me senti como uma estrela de rock. Todo mundo queria saber como era, se os pés doiam..."

Vega também notou uma mudança em seu estilo. Dava passadas mais curtas e rápidas, sentia-se mais leve para correr. E foi em frente.

No caminho, teve algum sofrimento. Já pisou em vidros e sofreu muito com plantas espinhentas –por isso, sempre leva em seu equipamento de corrida uma tesourinha para se livrar dos incômodos menores.

Mesmo suas calejadas solas, porém, não foram capazes de enfrentar o gelo.

Em 2013, tentou se tornar a primeira pessoa a correr descalça uma maratona na Antártida, mas, por causa de bolhas estouradas e enormes ferimentos nos pés, conseguiu ir apenas até o km 14. Apesar das feridas, completou a prova usando sapatos adequados para o terreno.

"Não paro porque sou apaixonado por minha causa", diz. Ele arrecada fundos para a ONG Soles4Souls, organização que atende crianças carentes das Filipinas.

A busca dos recordes, por sinal, foi uma forma de divulgar a organização e obter mais dinheiro para comprar calçados para a meninada.

EDDIE VEGA EM NÚMEROS

Nascimento:
14.out.1959 (55 anos), em Leyte (Filipinas)

Feitos:
Completou uma maratona em cada um dos 50 Estados dos EUA, usando tênis, em 2013, e depois descalço, em 2014

205 maratonas e ultramaratonas corridas em 12 países diferentes

122 maratonas corridas sem calçados

101 maratonas corridas descalço em 2014, dez em dias consecutivos

OUTROS RECORDES DESCALÇOS

Mais rápido:
O etíope Abebe Bikila venceu descalço a maratona dos Jogos de Roma-1960, em 2h15min16s2

Ultramaratona:
Peter Wayne Botha, da Nova Zelândia, correu descalço 100 km em 8h49min42

(Dados até 9.fev.2015)


Endereço da página:

Links no texto: