Folha de S. Paulo


Mais caro da janela, Lucas tem fama de 'bom moço' e faz campanha por água

Brasileiro mais caro negociado na última janela de transferências, o volante Lucas Silva, ex-Cruzeiro, é caso raro entre jogadores.

Ele conseguiu algo para poucos no esporte atualmente: ir direto do Brasil para uma das potências mundiais, o Real Madrid, da Espanha, que desembolsou R$ 50 milhões por seu futebol.

"Acho que o momento do Cruzeiro, os dois títulos [do Brasileiro, em 2013 e 2014], me deram uma valorização pessoal grande", disse Lucas Silva à Folha em Vitória, no Espírito Santo.

Enquanto a seleção brasileira principal está em Paris para enfrentar a França, Lucas Silva está concentrado com a seleção olímpica (sub-23) para amistosos contra o Paraguai sub-23, nesta sexta-feira (27), em Cariacica-ES, e México sub-23, em São Luis, no domingo (29).

Outra característica do jogador é a fama de bom moço e galã. Muitos já o comparam a Kaká, meia que também defendeu o Real Madrid e a seleção brasileira.

Mesmo antes de jogar em um dos maiores times do mundo, Lucas já tinha um fã-clube enorme, principalmente feminino. E a pinta de bonitão já atravessou o oceano.

Quando o goiano de 22 anos chegou ao Real Madrid, um jornal local estampou a manchete "guapo" (bonito) para falar do reforço.

"Sou tranquilo, não saio muito. Encaro da melhor maneira possível os elogios extracampo", disse, sorrindo.

É na internet que ele mostra a faceta de bom moço: em redes sociais, Lucas Silva promove campanhas sócio-ambientais, principalmente sobre como economizar água.

Por exemplo, ele dá dicas de como higienizar frutas e verduras com o mínimo de água possível –use água sanitária e vinagre, ensina.

"O que se torna um diferencial para um atleta é quando ele também é reconhecido fora de campo, por seu caráter. Esse projeto sócio-ambiental é uma maneira de usar o fato de ser uma pessoa pública para ajudar."

Nascido em Bom Jesus de Goiás, interior goiano, Lucas Silva é da "roça", como se define. Ele recebeu dicas do lateral Marcelo, seu grande parceiro de Real Madrid, e até de Cristiano Ronaldo, melhor jogador do mundo, sobre ótimos restaurantes em Madri, mas prefere mesmo pescar.

"O Marcelo chegou no Real muito novo também, bem parecido comigo. Ele me disse que para jogar lá é preciso ter personalidade, e viu isso em mim nos primeiros jogos e treinos".

O técnico Carlo Ancelotti também viu e elogiou a postura de Lucas Silva, que recebeu a oportunidade de ser titular em alguns jogos. O que surpreendeu o jogador.

"Esperava adaptação até um pouco mais demorada, mas é importante ganhar confiança do treinador, do grupo, tão rapidamente", disse Lucas, que, para delírio das fãs, avisou que está solteiro.


Endereço da página:

Links no texto: