Folha de S. Paulo


Palmeiras leva quase 10 mil torcedores a mais por jogo do que o São Paulo

No Campeonato Paulista, apenas dois pontos separam as campanhas de São Paulo (26) e Palmeiras (24), mas na disputa de quem atrai mais torcedores a diferença entre os rivais históricos é favorável para o time alviverde.

Considerando os jogos desde que o Palmeiras inaugurou a nova casa, isto é, em 19 de novembro de 2014, o time recebe em média 27.513 torcedores por jogo. Nesse período, foram dez partidas em casa, duas pelo Brasileiro-14, dois amistosos e seis pelo Paulista-15.

No mesmo período, o São Paulo teve média de 18.813 pagantes em 11 jogos em casa, dois duelos pelo Brasileiro-14, um pela Copa Sul-Americana-14, dois pela Libertadores deste ano e seis pelo Paulista-15.

Na comparação de quem registrou o maior público, a vantagem é são-paulina. Foram 45.454 torcedores no Morumbi diante do Atlético Nacional, da Colômbia, na semifinal da Copa Sul-Americana, em 27 de novembro de 2014.

O maior público do Palmeiras foi contra o Sport, em 19 de novembro de 2014, com 35.939 torcedores, pelo Campeonato Brasileiro.

Há algumas diferenças também nas marcas alcançadas pelos clubes.

O Palmeiras fez todos os jogos em casa no Allianz Parque e não registrou nenhuma vez menos de 15 mil torcedores, enquanto o São Paulo jogou duas partidas no Pacaembu e chegou a receber menos de 10.000 em quatro partidas –o pior foi público foi contra o São Bento, com 4.507 presentes.

Um dos motivos de os palmeirenses terem mais afluência no estádio é o programa de sócio-torcedor do clube, que tem mais de cem mil cadastrados.

Os planos alviverdes são atraentes para os torcedores. Alguns planos cobram só mensalidade e não os valores dos ingressos dos jogos.

Já o São Paulo não conta com um programa de sócio-torcedor tão popular. É oitavo clube no ranking, com cerca de 53 mil cadastrados.

Além disso, a tentativa da diretoria de incentivar a adesão dos torcedores não foi bem recebida. Na Libertadores, torneio mais valorizado pelos torcedores, os ingressos mais baratos foram fixados em R$ 200, sendo que os sócios podiam comprar por apenas R$ 40. Ao invés de estimular mais sócios, a decisão gerou protesto e deixou o estádio esvaziado.

Nos dois jogos que fez pela Libertadores no Morumbi o público foi decepcionante: 16.689 contra o Danubio e 26.176 contra o San Lorenzo.


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