Folha de S. Paulo


Impasse leva Rio-2016 a admitir adiar venda de ingressos para Itaquerão

São Paulo vai ou não sediar o torneio olímpico de futebol? O impasse continua, o que leva o Comitê Organizador da Rio-2016 a repensar a venda dos ingressos.

Os jogos da competição na capital paulista correm o risco de ficar fora da segunda fase do processo de venda de entradas, que vai começar no próximo dia 31.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos já definiu que tirará do calendário de venda de bilhetes as partidas previstas para o Itaquerão, caso o impasse com o Corinthians e a Prefeitura de São Paulo permaneça até lá.

Na segunda (23), a decisão sobre se São Paulo continuará como sede do futebol da Olimpíada-2016 foi adiada. Reunião entre a prefeitura, o governo do Estado, o Corinthians e o comitê transferiu a definição para abril.

Os governos do município e do Estado e o clube se negam a pagar a conta das estruturas exigidas para o entorno da arena. Na Copa, a conta com essas exigências da Fifa foi de R$ 90 milhões.

Na Olimpíada, estima-se que essa conta não ultrapasse R$ 20 milhões. O valor exato a ser desembolsado está sendo calculado pela prefeitura paulistana.

Pelo cronograma da venda de ingressos, a partir do próximo dia 31, será possível escolher as sessões esportivas desejadas para participar de um dos dois sorteios, cujos resultados sairão em junho e agosto. Esses dados estarão em rio2016.com/ingressos.

Inicialmente, o Itaquerão tem previstas até 11 partidas dos Jogos Olímpicos. Dez jogos seriam divididos em sete datas, com três rodadas duplas, além de uma possível final do futebol feminino.

'ESPETACULAR'

Nesta terça (24), o presidente do comitê da Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, minimizou o impasse. Ele disse que acredita na permanência do Itaquerão como sede do torneio de futebol olímpico.

"Não tem nó nenhum. A Copa foi um show. Estamos conversando. As coisas estão em ótimas condições. Queremos o estádio do Corinthians dentro dos Jogos. O Itaquerão é espetacular", afirmou o dirigente. "Não tenho dúvida que teremos o estádio do Corinthians nos Jogos."

Apesar da declaração do cartola, o impasse permanece. Uma das possibilidades estudadas pela prefeitura é contatar os patrocinadores da Rio-16 para que contribuam financeiramente para que a cidade participe dos Jogos.

O futebol é a segunda modalidade com maior procura pelas cerca de 350 mil pessoas que já se cadastraram no programa de venda de ingressos para os Jogos Olímpicos.

De acordo com dados do comitê organizador do evento, o vôlei é o esporte mais cobiçado desde que a fase de cadastramento foi aberta, em 15 de janeiro.


Endereço da página:

Links no texto: