Folha de S. Paulo


Artilheiro não tem emprego garantido após o final do Campeonato Paulista

Renato Silvestre - 31.jan.2015/Divulgação
Rafael Longuine durante partida entre o Audax e o Palmeiras, em São Paulo
Rafael Longuine durante partida entre o Audax e o Palmeiras, em São Paulo

Nem Luis Fabiano, nem Alexandre Pato e nem Guerrero. O principal goleador do Campeonato Paulista não é um jogador que tem a característica de um camisa nove e nem tem um alto valor no mercado. Aos 24 anos, o meia Rafael Longuine, do Osasco Audax, desbancou os candidatos a goleadores e virou artilheiro do Estadual com oito gols após dez rodadas.

Natural de Paranavaí, o jogador fez sua base no Rio Grande do Sul, rodou o interior paulista e se arriscou no futebol austríaco antes de chegar ao Audax no início deste ano.

"Não esperava brigar pela artilharia, mas as oportunidades estão surgindo e estou aproveitando. É um momento especial na minha carreira e a confiança aumenta a cada jogo", disse Rafael Longuine, que tem o são-paulino Alexandre Pato com seis gols como seu principal concorrente.

"Tem muitos jogadores de qualidade que podem ser artilheiros. Assisto aos jogos do São Paulo, mas não fico secando o Pato. Tenho a pretensão de ser o artilheiro do campeonato pela primeira vez", acrescentou.

O camisa oito do Audax diz ser um meia-atacante de origem e que gosta de estar sempre próximo da área para finalizar. De acordo com o Datafolha, o jogador tem média de 2,6 finalizações por partida –apenas o 14º do quesito.

Rafael Longuine diz que o estilo de jogo do Audax do técnico Fernando Diniz o favorecer para chegar à área rival e marcar gols.

"A movimentação e o toque de bola que o time tem casou muito bem com o meu estilo de jogo", analisou.

O artilheiro, que tem contrato com o Audax até o final do Paulista, diz que ainda não recebeu propostas oficiais de outras equipes. A versão é confirmada pelo seu empresário, Marcos Júnior.

"Pessoas já ligaram para buscar informações, mas isso é normal por ele ser o artilheiro do Campeonato Paulista. Acho que muitos clubes vão observar esse jogo contra o Santos para olhar o Rafael atentamente", disse o empresário citando a partida de sábado (21).

"É mais uma decisão para a gente. Sabemos dessa dificuldade, mas estamos confiantes. Temos que impor nosso estilo de jogo. Começamos mal o campeonato, mas estamos crescendo a cada jogo", completou Longuine.

O Audax é o terceiro colocado no Grupo B, com 16 pontos –dois a menos que a Ponte Preta, vice-líder. O Corinthians está na ponta da chave com 23 pontos.

Os dois primeiros avançam às quartas de final do Estadual.


Endereço da página: