Folha de S. Paulo


Com Messi, Barcelona é recordista em permanência na 'elite' da Champions

Ninguém esteve mais entre os oito melhores clubes da Europa do que o Barcelona de Lionel Messi. Eliminar o Manchester City das oitavas de final, após a vitória sobre nesta quarta-feira, por 1 a 0, no Camp Nou, fez com o que clube catalão passe a ter isoladamente a maior sequência de presença nas quartas da fase contemporânea da competição, iniciada na temporada 1992/93.

Já são oito consecutivas com Messi e companhia nessa etapa do continental. Real Madrid e Manchester United conseguiram sete classificações seguidas para as quartas. Os espanhóis a disputaram ininterruptamente entre 1998 e 2004, e os ingleses, de 1997 a 2003.

A última vez em que o Barcelona não chegou pelo menos às quartas foi em 2007, quando foi derrotado pelo Liverpool na primeira rodada de mata-matas das finais.

Desde então, o Barcelona conquistou não apenas a série histórica, mas também dois dos seus quatro títulos europeus (2009 e 2011).

Nesta quarta-feira (18), Messi conduziu o Barcelona na vitória sobre o Manchester City. O gol da vitória foi marcado pelo croata Rakitic, mas foi do argentino toda jogada e a bela assistência, além de outras jogadas que deram ao camisa 10 o protagonismo da partida.

Uma grande atuação do goleiro Hart, no entanto, impediu uma vitória mais ampla do Barcelona. Foi uma sequência de defesas no segundo tempo, em chutes à queima-roupa de Messi, Neymar e Suárez.

Também na segunda etapa, Ter Stegen defendeu pênalti cobrado por Aguero e garantiu o triunfo.

Foram duas vitórias no confronto contra o time inglês. Pelo jogo de ida, Suárez marcou duas vezes e os catalães fizeram 2 a 1. Juntam-se ao Barcelona nas quartas de final do torneio o Real Madrid, PSG, Atlético de Madri, Monaco, Bayern de Munique e Juventus.

O sorteio das quartas será realizado na sexta (20), junto com a definição dos confrontos da Liga Europa.


Endereço da página:

Links no texto: