Folha de S. Paulo


Hamburgo supera Berlim e é candidata alemã para os Jogos de 2024

Hamburgo foi definida nesta segunda-feira (16) como candidata da Alemanha a sede dos Jogos Olímpicos de 2024.

A cidade, localizada no norte do país, superou Berlim na disputa direta. A ratificação dela como candidata, a ser feita pelo Comitê Olímpico da Alemanha, deve ocorrer até o final desta semana.

Para tomar a decisão, integrantes do comitê olímpico local levaram em conta o alto percentual de aprovação da população de Hamburgo (pesquisa mostrou que 64% são a favor da candidatura, contra 55% de Berlim).

Das 33 federações esportivas nacionais, que também tiveram peso na escolha, 18 votaram em Hamburgo e 11 na capital. Quatro federações votaram em ambas.

"Não foi uma escolha fácil", afirmou o presidente do comitê olímpico alemão, Alfons Hoermann. "Mas Hamburgo oferece um fascinante e compacto conceito", complementou.

A última vez que a Alemanha sediou os Jogos Olímpicos de Verão foi em Munique, em 1972. Berlim também hospedou o evento, em 1936.

Além de Hamburgo, Roma, na Itália, e Boston, nos Estados Unidos, já lançaram oficialmente suas candidaturas para os Jogos de 2024.

Há expectativa de que Paris (França), Doha (Qatar), Istambul (Turquia) e Baku (Azerbaijão) apresentem suas propostas até o encerramento do prazo de pré-candidatura, em 15 de setembro.

A escolha da sede da Olimpíada de 2024 ocorrerá em 2017.


Endereço da página: