Folha de S. Paulo


Artilheiro da base, Lulinha reencontra o Corinthians pela 1ª vez

Juca Varella - 29.jan.2015/Folhapress
Lulinha, do Red Bull, durante treino do time em Jarinu
Lulinha, do Red Bull, durante treino do time em Jarinu

De maior artilheiro da base corintiana, avaliado em US$ 50 milhões em 2007, a rival. Hoje, aos 24 anos, o meia-atacante Lulinha reencontra pela primeira vez o ex-clube, neste sábado (14), com o objetivo de mostrar o seu potencial e renascer para o futebol.

O local não poderia ser melhor: o Itaquerão, que foi construído no antigo centro de treinamento da base, onde Lulinha fez mais gols.

"Passei dez anos no Corinthians e sem dúvida esse jogo será especial. Vou rever amigos e a torcida corintiana. Já joguei contra rivais do Corinthians e sempre sou vaiado, xingado. Se eu for xingado e vaiado, estarei preparado", disse Lulinha à Folha.

Ele marcou mais de 200 gols na base do clube alvinegro, o que fez o Corinthians valorizar o meia-atacante e estipular a multa rescisória em US$ 50 milhões. "Naquela época, eu fazia muitos gols nas categorias de base ali [Itaquerão], que é a minha casa".

Lulinha chegou ao Corinthians com oito anos. Aos 17, foi alçado ao time profissional com o status de salvador da pátria para um time que lutava contra rebaixamento no Brasileiro. Porém, mesmo titular, não conseguiu ajudar a equipe a escapar da queda.

O meia-atacante permaneceu até 2009 no clube, mas não conseguiu se firmar e foi emprestado para vários equipes até o final de seu contrato, em dezembro de 2012.

"Quando fui lançado o clube passava por um momento difícil. Foi criada uma expectativa muito grande em cima de mim, mas não conseguimos escapar do rebaixamento. Ser lançado naquele momento atrapalhou bastante".

"Sai em 2009 porque queria buscar novos ares. Em 2011, fiz um bom campeonato pelo Bahia e pensei que seria aproveitado ou ao menos ter uma chance na pré-temporada, mas não foi o que aconteceu. Fiquei chateado com essa situação", acrescentou o jogador, que não foi observado por Tite na ocasião.

Editoria de Arte/Folhapress

RENASCIMENTO

É exatamente em um jogador que esteve no elenco corintiano no ano do rebaixamento que Lulinha se inspira para recomeçar a carreira.

O jogador é Everton Ribeiro. Revelado no Corinthians, ele jamais se firmou no clube e passou pelo São Caetano e Coritiba antes de brilhar no Cruzeiro, onde foi bicampeão do Brasileiro e chegou à seleção. Hoje, joga pelo Al-Ahli, dos Emirados Árabes.

"Eu me espelho no Everton Ribeiro. Ele também foi emprestado para outras equipes até despontar no Cruzeiro. Aí depois todos sabem a história que ele construiu", disse.

Lulinha está emprestado pelo Ceará ao Red Bull até término do Paulista. Depois de um começo irregular, o jogador se firmou na equipe e tem três gols no torneio. "Estou em um melhor momento".

TITULARES

O técnico Tite decidiu poupar poucos jogadores para o duelo contra o Red Bull. Os meias Danilo e Petros e o zagueiro Edu Dracena estão fora do jogo por opção do técnico. O atacante Stiven Mendoza trata uma lesão na coxa esquerda e não pode jogar.

O volante Cristian vai ser titular novamente na vaga de Danilo, assim como o zagueiro Felipe na vaga de Dracena.

Almeida Rocha - 30.mai.2009/Folha Imagem
Lulinha durante treino do Corinthians, em 2009
Lulinha durante treino do Corinthians, em 2009

Endereço da página:

Links no texto: