Folha de S. Paulo


Real Madrid perde em casa do Schalke e avança com susto na Champions

Mesmo com dois gols de Cristiano Ronaldo ainda no primeiro tempo, o Real Madrid foi derrotado pelo Schalke por 4 a 3 na tarde desta terça-feira (10), no estádio Santiago Bernabéu, pelo jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões.

Apesar da derrota, a equipe espanhola se classificou para a próxima fase do torneio europeu, já que havia vencido o duelo de ida, na Alemanha, por 2 a 0. Porém, a classificação às quartas foi no susto, pois os visitantes no fim do jogo quase conseguiram o gol que eliminaria o time do técnico Carlo Ancelotti.

Com os gols no confronto, Cristiano Ronaldo chegou a oito gols na competição europeia e alcançou o concorrente Messi na vice-liderança da artilharia. O brasileiro Luiz Adriano, do Shakhtar Donetsk, lidera o ranking dos goleadores, com nove.

Agora, o Real aguarda o restante dos confrontos para conhecer o seu adversário da próxima fase. Os confrontos das quartas de final do torneio, que ainda serão definidos em sorteio, começam nos dias 14 e 15 de abril.

Diferentemente do jogo de ida, o Schalke veio para o segundo encontro entre as equipes com uma postura mais ofensiva e surpreendeu o Real, principalmente, no primeiro tempo.

O time alemão, com boas trocas de passes no meio de campo, com Meyer e Barnetta, além das boas descidas do lateral esquerdo Fuchs, criou muito mais chances do que a equipe espanhola e, se não fosse Cristiano Ronaldo, iria para o intervalo na frente do placar.

Isso porque o Schalke chegou a ficar duas vezes em vantagem no marcador. Primeiro, aos 20min, quando Barnetta fez uma bela inversão de jogo e encontrou o lateral Fuchs, livre na grande área, chutar rasteiro e fazer 1 a 0. Depois, aos 40min, Huntelaar aproveitou rebote do goleiro Casillas e fez 2 a 1.

Mas, graças à qualidade individual do camisa 7 português, eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em janeiro, o Real conseguiu amenizar a partida ruim que fazia coletivamente e buscou a igualdade antes do intervalo.

Aos 24min, após cobrança de escanteio, Cristiano Ronaldo subiu mais do que a zaga alemão e cabeceou no canto direito do goleiro Wellenreuther para fazer o seu primeiro gol no duelo. Já aos 45min, após cruzamento da esquerda de Coentrão, Cristiano Ronaldo, livre na pequena área, cabeceou firme para empatar novamente a partida.

Para a etapa final, o Schalke manteve a mesma postura ofensiva do primeiro tempo e, com isso, o jogo continou aberto, com os ataques levando vantagem sobre os defensores.

No entanto, os alemães, desta vez, sofreram o gol primeiro e depois tiveram de correr atrás para conseguir a vitória. Aos 7min, Benzema recebeu passe de Khedira na grande área, costurou toda a defesa do Schalke, inclusive o goleiro Wellenreuther, e chutou para o gol vazio, fazendo o terceiro dos madrilenhos.

Minutos mais tarde, Sané recebeu passe na entrada da área, cortou para o pé esquerdo e chutou colocado, selando o 3 a 3. Já aos 39min, Huntelaar chutou no alto e fez belo gol, selando os 4 a 3.

Antes do apito final, porém, o Schalke se lançou ao campo de ataque e pressionou os donos da casa. Mas Casillas, com duas boas defesas, evitou a eliminação do Real.


Endereço da página:

Links no texto: