Folha de S. Paulo


Diego Tardelli testará aval de Dunga em convocação da seleção

Ng Han Guan/Associated Press
Diego Tardelli comemora gol em amistoso contra a Argentina, em 2014
Diego Tardelli comemora gol em amistoso contra a Argentina, em 2014

A preocupação de Diego Tardelli ao fechar contrato com o Shandong Luneng, da China, era perder a suada vaga na seleção brasileira.

Aos 29 anos, finalmente Tardelli conseguiu espaço com a camisa amarela como titular nos quatro primeiros jogos da nova era Dunga.

Nesta quinta (5), às 10h, no Rio, o treinador revela a lista de convocados para os amistosos do Brasil de 26 de março contra a França, em Paris, e de 29 de março frente ao Chile, em Londres.

Diego Tardelli espera ter a confirmação de que o treinador está olhando para os mercados emergentes. Logo após deixar o Atlético-MG rumo à China, em janeiro, o atacante recebeu sinal positivo de Dunga de que poderia ir para o futebol chinês já que isso não impediria futuras convocações caso jogasse bem.

A reportagem apurou que a preocupação da comissão técnica com a saída de atletas para países com menor tradição é o desnível técnico que separa os rivais enfrentados nesses campeonatos e os atletas contra quem a seleção brasileira joga.

Há consenso, porém, de que mercados como China e Oriente Médio passam por uma evolução técnica e não é possível excluir bons atletas do grupo simplesmente por jogar nesses países.

O próprio Dunga é um exemplo: participou da Copa do Mundo de 1998, quando atuava no Jubilo Iwata, do Japão, mercado com pouca expressão à época, situação que se mantém.

Ricardo Goulart, vendido pelo Cruzeiro ao chinês Guangzhou Evergrande, e Éverton Ribeiro, negociado com o Al Ahli, equipe dos Emirados Árabes, têm sido reservas com Dunga, mas demonstram a mesma expectativa de Tardelli.

Será a última convocação antes que o treinador defina os escolhidos para a Copa América, que ocorre entre junho e julho, a primeira competição desde seu retorno.

A lista do torneio continental será anunciada em maio.

Desta vez, o treinador gaúcho poderá convocar atletas que atuam no Brasil, ao contrário dos amistosos de novembro por causa da reta final do Brasileiro.

Robinho, do Santos, Elias e Gil, do Corinthians, e Jefferson, do Botafogo, estão cotados.

Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: