Folha de S. Paulo


Basquete brasileiro terá centro de treinamento próprio no interior de SP

Divulgação
Maquete do projeto do centro de treinamento da CBB em Pindamonhangaba
Maquete do projeto do centro de treinamento da CBB em Pindamonhangaba

A CBB (Confederação Brasileira de Basketball) anunciou nesta quarta-feira (4) a assinatura de um contrato de parceria com a Funvic (Fundação Universitária Cristã) para a construção de um centro de treinamento da modalidade em Pindamonhangaba, localizada a 156 quilômetros de São Paulo.

Orçado em pouco mais de R$ 50 milhões, o projeto já recebeu aprovação do Ministério do Esporte para a captação de recursos via Lei de Incentivo. O contrato tem duração de 25 anos, com a possibilidade de ser prorrogado.

"Assinamos essa importante parceria com a Funvic para tornarmos realidade um sonho acalentado por diversas administrações da CBB. No centro de treinamentos teremos a oportunidade de treinar nossas seleções com mais tempo. Um CT é sempre um produto de qualidade que faz a modalidade se tornar ainda mais forte", afirmou o presidente da CBB, Carlos Nunes.

Com o contrato assinado, CBB e Funvic agora avançam para a etapa de captação de recursos e parceiros.

"A conta já está aberta. O projeto foi aprovado em duas etapas. A primeira é de R$ 26 milhões. Quando atingirmos 20% desse valor poderemos iniciar a implantação do projeto. Já temos algumas conversas com vários parceiros e muitos aguardavam somente essa assinatura", disse o professor Luis Otávio Palhari, presidente da Funvic.

O terreno do CT tem área de 30 mil metros quadrados e foi cedido pela instituição de ensino. No primeiro módulo do projeto serão construídos quatro ginásios, um hotel e uma academia.

"Um CT proporciona um intercâmbio entre atletas e treinadores. Eles convivem e conversam sobre basquete o tempo todo. Podem trocar ideias sobre problemas e soluções na parte física, técnica, tática. É um ganho muito grande para as Seleções Brasileiras. Também facilita a logística. No CT, temos ginásio para treino, alojamento, local para alimentação no mesmo lugar", destacou o diretor técnico da CBB, Vanderlei Mazzuchini Junior.


Endereço da página: