Folha de S. Paulo


Estou nas nuvens, diz brasileira após ser eleita a melhor do mundo

Darko Vojinovic/Associated Press
A brasileia Duda arremessa contra defesa holandesa em vitória no Mundial de 2013
A brasileia Duda arremessa contra defesa holandesa em vitória no Mundial de 2013

No shopping, fazendo compras em Santo André, Duda atendeu ao telefone celular e ouviu: "Eeee... você ganhou". "Não acredito", respondeu antes de ter a confirmação: fora eleita a melhor jogadora de handebol do mundo em 2014. Começou a chorar, abraçada ao marido.

A ligação da assessora de imprensa da Confederação Brasileira de Handebol foi a primeira mensagem de várias que Duda Amorim, 28, armadora esquerda da seleção, receberia nesta quarta-feira (25).

"A sensação é muito gostosa. Uma alegria imensa. Eu estava muito feliz de estar entre as cinco finalista já", disse Duda, que joga na Hungria mas está no Brasil recuperando-se de cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Ela se lesionou em amistoso da seleção contra a Tunísia, em novembro do ano passado.

O que era o pior momento de sua carreira de sucesso (deve voltar a jogar apenas em julho), transformou-se no melhor após o anúncio da Federação Internacional de Handebol (IHF), que realizou a eleição que teve cerca de 55 mil votos de fãs e mídia especializada na modalidade, após os membros da entidade escolherem as cinco finalistas.

"Todo mundo ajudou votando. É bom por causa do momento da lesão, para essa superação, coroou muitos anos de trabalho", afirmou. "Me surpreendeu muito [a eleição] porque você sente de perto o carinho das pessoas", completou ao lembrar que, além de brasileiros (entre eles o levantador Bruninho, da seleção de vôlei, e o pivô Tiago Splitter, da de basquete) muitos torcedores da Hungria fizeram campanha por ela.

Nascida em Blumenau (SC), Duda se tornou a segunda brasileira a ganhar o prêmio. No início de 2013, Alexandra Nascimento foi eleita a melhor do mundo de 2012. Menos de 12 meses depois, Alê e Duda estavam na seleção brasileira que conquistou o inédito título mundial na Sérvia. O bi pode vir em dezembro, na Dinamarca.

"Pressão maior agora. Vou chegar preparada no Mundial. Estava vindo campeonato atrás de campeonato. Agora [devido a lesão] estou com saudade do handebol. Vou voltar pra quadra comendo a bola", afirmou Duda, que foi eleita a jogadora mais valiosa do Mundial de 2013.

Armadora esquerda da seleção e do clube húngaro Gyori ETO KC, Duda obteve 35,2% dos votos, deixando Cristina Neagu, da Romênia, em segundo lugar (25,8%), e a norueguesa Heide Loke, em terceiro (16,8%). Estas, respectivamente, foram eleitas melhores do mundo em 2010 e 2011.

"A gente trabalha com objetivo de ganhar campeonatos, não os prêmio individuais. O título individual que eu gostaria de ganhar era ser a melhor da minha posição. Ser a melhor do mundo é melhor do que eu imaginava. Estou nas nuvens", disse a atleta que foi eleita a melhor armadora esquerda da Europa, após sua equipe se tornar bicampeã da Liga dos Campeões em 2013 e 2014.

"Vim de temporadas muito boas. Duas Ligas [dos Campeões] conquistadas. Na última fui eleita melhor armadora esquerda. Também fui a melhor estrangeira da Hungria [onde há uma das ligas mais fortes do mundo]. Pessoal esta vendo que estou em um momento bom, que eu estava me sentindo muito bem", explica Duda sobre o fato de ter sido colocada entre as cinco finalistas pelos membros da Federação Internacional.

Antes de jogar na Hungria, Duda atuou na Macedônia, no clube Gjorce Petrov Kometal, junto com a irmã mais velha Ana Amorim, que também defendeu a seleção brasileira, inclusive na Olimpíada de Atenas-2004. Na Macedônia, também conquistou o marido, Dean Taleski, com quem chorou abraçada nesta quarta-feira especial.

*

RAIO X - DUDA AMORIM

NOME COMPLETO
Eduarda Idalina Amorim

NASCIMENTO
23.set.1986 (28 anos), em Blumenal (SC)

ALTURA
1,86 m

PESO
82 kg

POSIÇÃO
Armadora esquerda

CLUBE
Gyori ETO KC, da Hungria

PRINCIPAIS CONQUISTAS
Pela seleção brasileira:
Campeã mundial (2013)
Bicampeã dos Jogos Pan-Americanos (2007 e 2011)
6º lugar nos Jogos Olímpicos de Londres (2012)
9º na Olimpíada de Pequim (2008)
Pelo Gyori (HUN):
Bicampeã da Liga dos Campeões da Europa

PRÊMIOS INDIVIDUAIS
Melhor jogadora do mundo (2014)
Jogadora mais valiosa do Mundial da Sérvia (2013)

Koca Sulejmanovic/Efe
A brasileira Duda arremessa em final vencida contra a Sérvia, no Mundial de 2013
A brasileira Duda arremessa em final vencida contra a Sérvia, no Mundial de 2013

Endereço da página:

Links no texto: