Folha de S. Paulo


Brasileira é eleita a melhor jogadora de handebol do mundo

Darko Vojinovic/Associated Press
A brasileira Duda arremessa contra defesa holandesa em vitória no Mundial de 2013
A brasileira Duda arremessa contra defesa holandesa em vitória no Mundial de 2013

A brasileira Duda Amorim, 28, foi eleita a melhor jogadora de handebol do mundo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (25) pela Federação Internacional de Handebol (IHF), em eleição com cerca de 55 mil votos de fãs e mídia especializada na modalidade.

"Melhor do mundo. Sonho realizado. Muito obrigado a todos", disse Duda por meio das redes sociais, nas quais postou também o vídeo clipe da música "Happy", de Pharrell Williams.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, ela falou sobre sua recuperação física. A armadora passou por uma cirurgia no joelho esquerdo e deve voltar a jogar apenas em julho. Em dezembro, o Brasil disputará o Mundial na Dinamarca.

"Vai ter uma pressão maior agora [em jogar o Mundial como melhor do mundo, em dezembro, na Dinamarca]. Vou chegar preparada no Mundial. Estava vindo campeonato atrás de campeonato. Agora estou com saudade do handebol. Vou voltar pra quadra comendo a bola".

Nascida em Blumenau (SC), Duda se torna a segunda brasileira a ganhar o prêmio. No início de 2013, Alexandra Nascimento foi eleita a melhor do mundo de 2012. Em dezembro daquela ano, Alê e Duda estavam na seleção brasileira que conquistou o título mundial na Sérvia. A primeira foi vice-artilheira da competição e, a segunda, a jogadora mais valiosa do Mundial.

Armadora esquerda da seleção e do clube húngaro Gyori ETO KC, Duda obteve 35,2% dos votos, deixando Cristina Neagu, da Romênia, em segundo lugar, com 25,8%, e a norueguesa Heide Loke, em terceiro, com 16,8%. Estas, respectivamente eleitas melhores do mundo em 2010 e 2011.

A equipe de Duda é a atual bicampeã da Liga dos Campeões da Europa. Antes de jogar na Hungria, ela atuou na Macedônia, no Gjorce Petrov Kometal, junto com a irmã mais velha Ana Amorim, que também defendeu a seleção brasileira, inclusive na Olimpíada de Atenas-2004.

Atualmente Duda se recupera de uma cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Ela se lesionou em amistoso da seleção brasileira com a Tunísia, em novembro do ano passado. Ela é casada com o macedônio Dean Taleski.

No masculino, com 33,7% dos votos, o astro francês Nikola Karabatic, do Barcelona, venceu o prêmio de melhor do mundo pela segunda vez. Em 2007, o jogador já havia conquistado a premiação. Karabatic foi um dos principais jogadores da França na conquista do título mundial no Qatar, no início do mês.

Koca Sulejmanovic/Efe
A brasileira Duda arremessa em final vencida contra a Sérvia, no Mundial de 2013
A brasileira Duda arremessa em final vencida contra a Sérvia, no Mundial de 2013

Endereço da página: