Folha de S. Paulo


Com gols de Suárez, Barça bate City e abre vantagem na Liga dos Campeões

Com dois gols do atacante uruguaio Luis Suárez, o Barcelona venceu o Manchester City por 2 a 1 na tarde desta terça-feira (24), fora de casa, pelo jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões.

Foi uma grande atuação do time catalão longe de seus domínios. A equipe aproveitou os espaços deixados pelo City e fez a festa, principalmente, no primeiro tempo, com um inspirado Lionel Messi e um goleador Suárez, que chegou a quatro gols na competição.

Nos minutos finais do duelo, o camisa 10 argentino poderia ter anotado o seu, mas perdeu um pênalti, defendido pelo goleiro Hart. Já Neymar teve atuação discreta e acabou sendo substituído na etapa final.

No segundo tempo, o City foi melhor e descontou com o argentino Agüero, que anotou o seu sexto tento no torneio. Mas, uma expulsão do lateral esquerdo Clichy logo em seguida freou a reação dos donos da casa na partida.

Com o resultado, o Barcelona poderá perder por até um gol de diferença no jogo de volta que estará classificado para as quartas de final da competição europeia. Se o City vencer pelo mesmo placar, a vaga será decidida nos pênaltis.

O segundo encontro entre as equipes está marcado para o próximo dia 18 de março, no Camp Nou, na Espanha.

Com seu característico jogo baseado na posse de bola, com cerca de 60% na partida segundo a Uefa, o Barcelona dominou completamente a primeira etapa e pouco foi ameaçado pelos contra-ataques do City. Assim, Agüero e Dzeko foram pouco acionados.

Em contrapartida, apesar dos dois gols de Suárez, o argentino Lionel Messi foi o principal jogador dos visitantes em campo. Escalado pelo lado direito do ataque espanhol, o camisa 10 fez belas jogadas individuais se deslocando na diagonal e criou as melhores chances no ataque da equipe.

Logo aos 15min, Messi fez belo cruzamento para a grande área do time inglês, o zagueiro Kompany cortou mal e a bola sobrou livre para o uruguaio Suárez chutar cruzado sem chances para o goleiro Hart.

Depois, aos 29min, o camisa 10 argentino escapou da marcação de dois adversários na intermediária e passou para Jordi Alba, que cruzou rasteiro para Suárez, de carrinho na pequena área, fazer o seu segundo gol na partida.

Messi também quase consagrou Neymar após belo passe dentro da área aos 31min. Mas, o brasileiro chutou fraco por cobertura do goleiro Hart e permitiu o corte de Zabaleta. Antes do intervalo, Daniel Alves ainda acertaria o travessão em rápida descida pela direita.

Os donos da casa voltaram com uma postura mais ofensiva na etapa final e pressionaram os visitantes desde os primeiros minutos. As jogadas aéreas eram as principais alternativas do City ameaçar o goleiro Ter Stegen.

Só o centroavante Dzeko, após cobranças de escanteio, desperdiçou duas boas chances de diminuir o placar para o City antes dos 10min. Depois, Agüero chutou da entrada da área e também quase marcou após contragolpe rápido.

E a pressão inglesa surtiu efeito aos 23min. O mesmo Agüero tabelou com David Silva e, ao receber a devolução na grande área, ganhou da defesa do Barcelona e chutou no alto na saída do goleiro Ter Stegen.

Porém, a expulsão do lateral Clichy por falta dura em Daniel Alves minutos depois do gol freou a reação do time do Manchester.

A derrota só não foi maior porque o goleiro Hart, nos acréscimos do jogo, defendeu um pênalti de Messi. No rebote, o argentino ainda cabeceou a bola para fora e desperdiçou a chance de aumentar a vitória catalã.


Endereço da página:

Links no texto: