Folha de S. Paulo


São Paulo terá dois estádios nos Jogos Olímpicos do Rio

Dois estádios paulistas vão receber o torneio de futebol nos Jogos Olímpicos de 2016.

O Itaquerão e no novo estádio do Palmeiras já foram praticamente aprovados pela Fifa. O anúncio oficial sairá em março.

A entidade mundial já definiu que 14 partidas serão disputadas na capital paulista.

Por causa do grande número de jogos em menos de duas semanas, a Fifa decidiu incluir um novo estádio paulista na programação olímpica.

Os cartolas acreditam que apenas um campo não resistiria a maratona de partidas. Aldo Rebelo, ex-ministro do Esporte, foi um dos responsáveis por apresentar o estádio palmeirense aos cartolas da federação internacional. O pedido foi feito no final do ano passado.

Responsável pela construção e administração da arena do Palmeiras, a W Torre já recebeu contato dos organizadores do torneio olímpico.

A Olimpíada terá 58 jogos de futebol –32 no masculino e 26 no feminino. O torneio masculino contará com 16 seleções. Já o feminino terá 12 países.

As finais serão disputas no Maracanã. A decisão da medalha de ouro no masculino deverá ser recorde de público dos Jogos de 2016.

O título olímpico é o único que o time brasileiro ainda não conquistou. Em Londres-12, a seleção ficou com a medalha de prata após a derrota para o México, em Wembley.

No Rio, o torneio de futebol também será realizado em duas arenas. O Engenhão é outro que foi aprovado pela Fifa. O estádio do Botafogo deverá sediar duas rodadas duplas.

O Engenhão ficou fechado por mais de um ano por causa de problemas na cobertura. Reaberta neste mês, a arena vai sediar provas de atletismo.

Além do Rio e de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Manaus foram indicadas pela CBF para receberem o torneio olímpico.

Nas outras quatro capitais, os jogos serão realizados nas arenas erguidas para a Copa do Mundo.

Nesta quinta (12), a Fifa criticou a escolha de Manaus. A entidade alega que a capital do Amazonas ficam distante do Rio, palco principal dos Jogos.

A escolha de Manaus foi uma saída dos organizadores para viabilizar financeiramente a competição. Em crise econômica, Brasília terá o seu calendário de partidas enxugado.

MANAUS

O Comitê Organizador dos Jogos do Rio indicou nesta quinta-feira (13) Manaus como uma das sedes do futebol da Olimpíada. A capital do Amazonas foi a novidade da lista.

A Fifa, entretanto, disse à Folha que não considera Manaus como. A cidade fica a 4.000 quilômetros do Rio.

"A Fifa saúda a escolha de dois estádios no Rio de Janeiro, entretanto, não consideramos Manaus como uma primeira opção adequada para ser uma das sedes. A proposta será agora discutida na próxima reunião do Comitê Organizador dos Torneios Olímpicos de Futebol que acontece na sede da Fifa em Zurique, em 16 de março", afirmou a entidade através de sua assessoria de imprensa.

A preferência da entidade é por cidades mais próximas ao Rio. Dentre as cidades que receberam jogos da Copa, Curitiba (852 km) é a mais próxima a não ser indicada para a Olimpíada.


Endereço da página:

Links no texto: