Folha de S. Paulo


Campeão mundial de surfe, Medina é indicado ao Oscar do esporte

Gabriel Medina, 21, primeiro brasileiro campeão mundial de surfe, foi indicado nesta quarta-feira (11) ao Laureus, considerado o Oscar do esporte.

O paulista, que ganhou o Mundial de surfe em dezembro do ano passado, no Havaí, vai concorrer ao prêmio na categoria "Ação".

Ele vai disputar o troféu com a surfista Stephanie Gilmore, hexacampeã mundial, o skatista Nyjah Houston, ouro nos X-Games com a maior nota da história (95.00), o snowboarder Sage Kotsenburg, dono da primeira medalha olímpica de inverno na modalidade slopestyle, o ciclista Danny MacAskill e Alan Eustace, que quebrou o recorde de queda livre na estratosfera.

Medina é o único brasileiro nomeado ao Laureus neste ano.

Em 2014, o skatista Bob Burnquist e a surfista Maya Gabeira concorreram ao prêmio nesta categoria pelo Brasil, mas não venceram. O troféu ficou com o ciclista britânico Jamie Bestwick.

Já o prêmio da categoria "Atleta do Ano" terá o jogador Cristiano Ronaldo, o tenista Novak Djokovic, o saltador Renaud Lavillenie, o golfista Rory McIlroy e os pilotos Lewis Hamilton e Marc Márquez.

No feminino, concorrem ao prêmio de melhor atleta as tenistas Serena Williams e Li Na, as esquiadoras Tina Maze e Marit Bjorgen, a fundista Genzebe Dibaba e Valerie Adams, do arremesso de peso.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 15 de abril, em Xangai, na China.

BRASIL

Apesar de ter só um indicado neste ano, o Brasil já ganhou prêmios no Laureus em outras ocasiões. O nadador e paratleta Daniel Dias, por exemplo, venceu por duas vezes: em 2009 e 2013.

Em 2012, Raí ganhou na categoria "Esporte para o Bem". Em 2003, o país ganhou o prêmio nas categorias "Retorno", com Ronaldo, e "Equipe", com a seleção brasileira, que vinha do pentacampeonato mundial.

Em 2002, Burnquist levou o troféu na categoria "Alternativa". Em 2000, na primeira edição do Laureus, Pelé foi contemplado com um prêmio especial por sua carreira.


Endereço da página:

Links no texto: