Folha de S. Paulo


Corinthians reinaugura laboratório de CT com homenagem a Ronaldo

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Ronaldo inaugura o laboratório de biomecânica no CT do Corinthians
Ronaldo inaugura o laboratório de biomecânica no CT do Corinthians

O ex-jogador Ronaldo retornou ao CT do Corinthians nesta segunda-feira (2) para reinaugurar o laboratório de biomecânica e análise dos movimentos. A nova estrutura foi batizada de LabR9, em homenagem ao ídolo corintiano, campeão paulista e da Copa do Brasil pelo clube em 2009.

No LabR9, o foco será a avaliação de variáveis como força, potência, velocidade de reação, equilíbrio, estabilidade, mobilidade e padrão de movimento. Com o aperfeiçoamento desses fatores, pode-se corrigir possíveis erros de execuções de chutes dos jogadores de linha, tempo de reação dos goleiros em uma bola, entre outros casos.

Com a análise é possível também avaliar quantos atletas se lesionam em uma temporada e qual a lesão mais recorrente, para o aperfeiçoamento dos movimentos e tentativa de corrigir as incidências na temporada seguinte, ou mesmo identificar e recuperar os jogadores que têm necessidade de trabalhos específicos à parte no decorrer dos treinamentos, principalmente nos casos mais graves.

"Muitas vezes depois do treino eu pegava minha sacolinha de roupa e ia tomar banho em casa. Hoje é essa estrutura maravilhosa, com laboratório de biomecânica, que é muito importante para prevenir lesões e condicionar o atleta da melhor maneira. Quero dar os parabéns para o doutor Joaquim Grava (médico), para o Bruno (Mazziotti, fisioterapeuta). E pela homenagem de meu nome estar no Lab. Vivi muito tempo dentro de uma sala de fisioterapia, num lab, testando as funções e espero que os jogadores tenham consciência de que isso é importante", afirmou Ronaldo.

Na mesma cerimônia, o Corinthians promoveu a reabertura da academia utilizada pela equipe profissional.

OTIMISMO

Ronaldo aproveitou a semana de estreia do Corinthians na Taça Libertadores para comparar a situação de 2011, quando o Corinthians foi eliminado pelo Tolima, com a atual.

"O filme do passado esta aí para todo mundo ver, é só buscar os vídeos. Eu não vejo muito, nem penso. Foi um episódio que marcou negativamente minha carreira, mas são coisas que acontecem no futebol. O Corinthians tem a chance de escrever novamente a história, ja fez isso na Libertadores, no Mundial, que isso vire uma rotina corintiana", disse o ex-atleta.

O ídolo corintiano mostrou otimismo com a chance de classificação para a fase de grupos.

"Minha opinião é a de que o Corinthians é sempre favorito. [É] muito bom rever amigos, ver as fotos. O elenco é muito bom, e o Corinthians conta com seu principal jogador, que é a torcida e todo inicio de ano vai se manifestar. É um diferencial que nenhum outro time tem. Eu vejo como favorito sempre."


Endereço da página: