Folha de S. Paulo


Após maior derrota, Anderson Silva volta com outro modelo de preparação

Um Anderson Silva diferente do que deixou o octógono com a perna esquerda fraturada há 13 meses retorna ao UFC, nesta madrugada de sábado para domingo, para enfrentar o norte-americano Nick Diaz, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Enquanto veste os apetrechos para a aula de mergulho, Anderson, 39, olha para o lado e sorri para a mulher e dois de seus filhos que se preparam para acompanhá-lo na aula, em Los Angeles.

Esse é um dos relatos do Spider aos colegas de treino sobre como esse pausa permitiu a ele, enfim, passar um tempo com a família para "ver os filhos crescerem".

No começo da carreira, antes de o UFC surgir, Anderson passava a maior parte do tempo fora de casa, dando aulas de artes marciais para manter, com muita dificuldade, sua família. Com a fama, os ganhos aumentaram, mas o convívio com a família, não.

"Até então, o Anderson passava a maior parte do tempo viajando, treinando, lutando. Ou tinha de atender a outros compromissos", conta Rodrigo "Minotauro" Nogueira, amigo de Anderson e colega de treinamento.

Spider, aliás, incorporou o filho mais velho, Gabriel, 17, que começou a treinar boxe, à sua rotina. Foi assim que, dias atrás, depois de completar os habituais cinco assaltos de sparring (treino com luvas), chamou o filho para fazer com ele o sexto, que serviu como recreação.

Mas as novidades não se restringem à vida pessoal.

"Ele 'ouve' mais", afirma Cesário Bezerra, técnico de longa data de Anderson, referindo-se à capacidade do lutador de assimilar as orientações do treinador.

Anderson promoveu mudança no time ao trazer de volta o técnico de boxe Luis Carlos Dórea, que guiou Popó a um cinturão mundial.

"Ele me ligou e disse: 'Mestre, queria muito que o senhor estivesse aqui. Você sabe o peso que o atleta carrega...'", lembra Dórea, conhecido como bom motivador.

Com período maior para se preparar, Anderson promoveu inovações, como as sessões com um psicólogo especializado em esportes.

Treinou boxe tailandês com o ex-campeão Kop Pako (por sinal, nascido na Tailândia) e jiu-jitsu por três meses com o lendário faixa-preta carioca Ricardo de la Riva.

Também aconteceram mudanças fora da academia. Deixou de ser cliente da agência 9ine, que tem entre os sócios do ex-jogador Ronaldo. Agora tem como agente Marcelo Guimarães.

Depois de 398 dias da derrota para o norte-americano Chris Weidman, é a hora de Spider colocar à prova as sementes que plantou em 2014.

Basta vencer Diaz para garantir a chance de recuperar seu cinturão contra o vencedor do duelo entre Weidman e o brasileiro Vitor Belfort, que acontece em 1º de março.

NA TV

A. Silva x N. Diaz

21h Início das lutas no canal Combate (Net); a luta de Anderson Silva não deve começar antes da 1h (de sábado para domingo). A Globo também a exibirá, mas não será ao vivo (deve entrar no ar meia hora depois).


Endereço da página: