Folha de S. Paulo


Sharapova tenta superar jejum de dez anos na final do Aberto da Austrália

Maria Sharapova, 27, terá que quebrar um tabu de quase dez anos para conseguir o título do Aberto da Austrália, no próximo sábado (31).

A tenista número 2 do mundo irá enfrentar a primeira colocada do ranking, Serena Williams, 33, de quem não ganha desde 2004.

Desde a última vitória da russa, as duas se enfrentaram 15 vezes e em todas a americana saiu de quadra vencedora. Na história do confronto, Serena venceu 16 jogos e Sharapova apenas dois.

"Estou com muita confiança. Não me importa quem será a adversária e a terrível série de jogos contra ela. Vou fazer de tudo para ganhar o título", disse Sharapova após garantir a vaga na final.

A russa chegou à decisão após vencer a compatriota Ekaterina Makarova (décima colocada do ranking mundial) por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, em uma hora e 27 minutos.

"Por jogar contra uma companheira russa, que talvez não fosse a favorita nesta semifinal, sabia que ela iria jogar muito bem. Mas estava preparada, me mantive firme e consegui jogar bem", disse.

Serena, por sua vez, sofreu mais para passar pela também americana Madison Keys, de apenas 19 anos.

Resfriada há uma semana, Serena só conseguiu fechar o primeiro set no tie-break, após 45 minutos de partida.

Mas no segundo, Keys cometeu muitos erros e Serena fechou o jogo em 7/6 e 6/2, em uma hora e 24 minutos.

"Ela exigiu muito de mim no primeiro set. E eu tive que me superar mentalmente para conseguir vencê-la", afirmou Serena, que também teve dificuldade para fechar a partida no segundo set.

"Foi um pouco frustrante. Foram nove ou dez 'match points' e eu não consegui fechar a partida [na verdade, Keys salvou oito pontos decisivos]. Isso não acontece muito. Ela jogou como se não tivesse nada a perder", disse Serena, que busca seu 19º título de Grand Slam.

MASCULINO

Nas semifinais da chave masculina, o britânico Andy Murray (sexto do ranking mundial) bateu o tcheco Tomas Berdych (número 7 do mundo) por 3 sets a 1, com parciais de 6/7, 6/0, 6/3 e 7/5, e chegou à sua quarta final do Aberto da Austrália

Seu adversário na decisão sairá do confronto entre o líder do ranking mundial, o sérvio Novak Djokovic, e o atual campeão do Grand Slam, o suíço Stan Wawrinka (quarto do ranking).

A partida entre os dois está marcado para esta sexta-feira (30).

Com informações das agências de notícias


Endereço da página:

Links no texto: