Folha de S. Paulo


Titular por acaso, goleiro vira o herói do Botafogo-SP na Copinha

A vaga de goleiro titular na Copa São Paulo chegou de forma inesperada. Mas Talles Lima, 17, deu conta do recado e se tornou um dos protagonistas da campanha que levou o Botafogo-SP à final da competição, contra o Corinthians, no domingo (25).

Otávio, 19, que seria o dono da posição no torneio de juniores, sofreu uma lesão séria no baço no dia 30 de dezembro, durante um amistoso contra o São Paulo, em Cotia. Ficou internado três dias no hospital e agora se recupera ao lado da família.

Eduardo Anizelli/Folhapress
Talles na concentração do Botafogo em São Paulo
Talles na concentração do Botafogo em São Paulo

"É uma oportunidade de mostrar o meu valor ao Brasil inteiro. A Copinha tem mais visibilidade, principalmente na fase final", disse Talles, que com 17 anos é mais novo do que a maioria dos atletas da Copinha, que tem idade limite de 20 anos.

Ele foi um dos heróis na partida diante do Botafogo-RJ, ao defender pênalti e converter outro após o empate em 1 a 1. Nas oitavas, contra o Fluminense, também defendeu penalidade e ajudou a garantir vaga nas quartas.

O bom desempenho sob a meta botafoguense se manteve na semifinal. Embora os jogadores do Palmeiras tenham criado boas jogadas no ataque, Talles fechou o gol, e o placar terminou em 2 a 1.

"Ele vem crescendo a cada partida, tem uma tranquilidade grande. É novinho de tudo, mas joga como veterano", afirmou Rodrigo Fonseca, técnico do Botafogo-SP.

Nascido em Franca (SP), Talles contou que desde criança quis ser goleiro. Começou no futebol aos nove anos e, aos 14, deixou a casa dos pais para atuar no Olé Brasil, de Ribeirão Preto. "Dava muita saudade. Como agora, que estou quase um mês sem vê-los", disse.

Eduardo Anizelli/Folhapress
Talles na concentração do Botafogo em São Paulo
Talles na concentração do Botafogo em São Paulo

A visibilidade obtida na Copinha já rende reconhecimento por parte da torcida –tanto ao vivo quanto nas redes sociais. Pouco antes de conversar com a reportagem, em um hotel no centro de São Paulo, Talles foi parado no lobby por um homem, que lhe pediu para tirar fotografia. "Daqui a pouco você vai ser famoso", argumentou o torcedor que virou fã.

Apesar da timidez, o defensor está curtindo a nova fase. "É bom para acostumar. Isso faz parte do mundo que a gente escolheu." Diante do Corinthians, no Pacaembu, Talles espera fazer história –desde 1983 que o Botafogo-SP não chegava à final da Copa São Paulo.

"A pressão é toda em cima deles. E a gente se tornou carrasco dos times grandes."

NA TV

Corinthians x Botafogo

10h50 (de amanhã) Globo, SporTV e ESPN Brasil


Endereço da página: