Folha de S. Paulo


NFL investiga uso de bolas murchas por marido de Gisele Bündchen

Charles Krupa - 18.jan.2015/Associated Press
O norte-americano Tom Brady durante partida entre New England Patriots e Indianápolis Colt
O norte-americano Tom Brady durante partida entre New England Patriots e Indianápolis Colt

A NFL (Liga Nacional de Futebol Americano) informou nesta sexta-feira (23) estar investigando uma suposta trapaça do New England Patriots. A equipe norte-americana teria usado bolas murchas na vitória contra o Indianápolis Colt.

A denúncia foi divulgada em reportagem da ESPN norte-americana. Tom Brady, quarterback dos Patriots, marido da modelo brasileira Gisele Bündchen, seria, segundo o canal de televisão, o principal favorecido. Ele teria usado as bolas murchas para alterar a trajetória de lançamentos e recepções.

O comunicado foi divulgado pela entidade três dias após a ESPN norte-americana informar que investigações da NFL concluíram que 11 das 12 bolas usadas pelos Patriots na vitória por 45 a 7 sobre o rival estavam murchas.

A partida foi válida pela final da Conferência Americana (AFC) e garantiu a presença da equipe vitoriosa no Super Bowl 49, que será realizado no dia 1º de fevereiro, em Arizona, nos Estados Unidos.

Segundo regras da NFL, as bolas devem ser infladas entre 12,5 e 13,5 libras por polegada quadrada.

De acordo com o comunicado divulgado, as investigações começaram logo após a partida e cerca de 40 entrevistas foram feitas nos últimos dias, incluindo pessoas do New England Patriots e árbitros e ainda estão em curso.

Leia a nota na íntegra a seguir

"Nosso escritório vem conduzindo uma investigação para ver se as bolas usadas no último domingo na final da Conferência Americana estavam de acordo com o que está previsto no livro de regras. A investigação começou baseada em informações que sugeriam que as bolas usadas pelo New England Patriots não estavam devidamente infladas como requere o livro de regras, especificamente a Regra de Jogo 2, Seção 1, que diz que a bola deve ser inflada entre 12,5 e 13,5 libras por polegada quadrada. Antes do jogo, os árbitros inspecionaram as bolas que seriam usadas por cada time e confirmaram que o padrão estava satisfatório.

As investigações estão sendo conduzidas conjuntamente pelo vice-presidente executivo da NFL, Jeff Parsh, e por Ted Wells, da empresa de advocacia Paul Weiss. Wells e sua firma trouxeram conhecimento e uma valorosa perspectiva independente. As investigações começaram imediatamente após o jogo de domingo. Nos últimos dias, cerca de 40 entrevistas foram feitas, incluindo pessoas do New England Patriots, árbitros e terceiros com informações relevantes ou conhecimento do caso. Obtivemos e continuamos obtendo informações adicionais, com vídeos e outros equipamentos eletrônicos e também evidências físicas. Contamos com o apoio do Renaissance Associates, uma empresa de investigação com um sofisticado equipamento forense para ajudar com as informações que estamos coletando.

As regras de jogo tem a intenção de proteger a integridade e a justiça dos nossos jogos. Levamos a sério as alegações que essas regras foram violadas e vamos investigar este assunto sem atraso. A investigação está em andamento, e será minuciosa e objetiva, e está sendo perseguido de forma expedita. Nos próximos dias, esperamos realizar entrevistas adicionais, examinar vídeos e outras evidências retórticas, assim como relevantes evidências físicas. Enquanto as evidências até agora suporta a conclusão que as bolas usadas pelos Patriots no primeiro tempo estavam murchas, as bolas foram infladas corretamente e permaneceram da forma adequada na conclusão do jogo. Os objetivos da investigação são para determinar a explicação do porque as bolas usadas no jogo não estavam em conformidade com as regras do jogo e especificamente se qualquer descumprimento foram resultados de ação deliberada. Não fizemos nenhum julgamento nestes pontos e não faremos até concluir nossa investigação e considerarmos todas as evidências relevantes.

Depois de ser avisado das investigações, os Patriots prontamente ofereceram total cooperação e deixou todos os funcionários e informações disponíveis assim que requisitássemos. Nossa investigação busca quaisquer fontes relevantes e esperamos o apoio total dos clubes envolvidos. Assim que conseguirmos mais informações e estivermos em uma posição de chegar a conclusões, vamos divulgar publicamente"


Endereço da página: