Folha de S. Paulo


Force India mostra novas cores no lançamento de seu carro para 2015

Com um evento no museu Soumaya, no México, a Force India deu início à temporada de lançamentos de carros da F-1 para a temporada que começa em 15 de março, na Austrália.

Apesar de mais cedo a Williams ter divulgado fotos de seu modelo de 2015, a Force India foi o primeiro time a promover um lançamento oficial, que contou com a presença de seus dois pilotos, Nico Hulkenberg e Sergio Perez, os mesmos que disputaram o Mundial do ano passado pela equipe.

Assim como no caso da Williams, a principal mudança visível no modelo deste ano é o bico do carro, que ficou menor e mais baixo por conta das novidades no regulamento.

"A parte dianteira do carro está bem diferente do que o que havíamos feito anteriormente. Fizemos um novo desenho que exigiu muito trabalho durante o inverno, já que o novo regulamento acarretou numa grande perda de carga aerodinâmica e temos trabalhado para compensar esta perda da melhor maneira possível", afirmou Andrew Green, diretor técnico da Force India.

O VJM08 ainda apresentou algumas mudanças nas laterais do carro e entradas de ar redesenhadas. O modelo também terá uma nova suspensão traseira e novidades na parte mecânica também.

Apesar de ter sido apresentado nesta quarta-feira (21), o novo carro da equipe não irá ser testado em Jerez, em dez dias, na primeira sessão de treinos da pré-temporada da F-1.

A Force India optou por usar o tempo na fábrica para desenvolver mais o carro e só colocá-lo na pista na segunda sessão de treinos, em Barcelona, que começa no dia 19 de fevereiro –o time usará o carro de 2014 nos testes de Jerez, de 1º a 4 de fevereiro.

"Os desafios que enfrentamos ao projetar o carro deste ano foram completamente diferentes dos de 2014. No ano passado tínhamos uma unidade de potência e regulamentos técnicos completamente novos, então tivemos uma enorme quantidade de trabalho para fazer o carro chegar à primeira corrida", explicou Green.

"Neste ano nosso foco foi mais em refinar e aprimorar o pacote que usamos em 2014. Estamos ansiosos para crescer em cima do trabalho que fizemos no ano passado. Entendemos as fraquezas e os pontos fortes do VJM07 e queremos agora arrumar o que estava de errado. Este foi nosso principal objetivo", completou o dirigente.

No ano passado a Force India terminou o Mundial na sexta colocação –a Mercedes foi a campeã.

Outra novidade no VJM08 é a nova pintura do carro, que terá mais tons de preto e cinza.


Endereço da página:

Links no texto: