Folha de S. Paulo


Alpinistas completam escalada considerada a mais difícil da história

Nesta quarta-feira (14), no 19º dia de escalada, os alpinistas americanos Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson alcançaram em escalada livre o topo da Dawn Wall, que é a face sudeste da formação rochosa El Capitan, no parque nacional de Yosemite, na Califórnia. A parede é considerada a mais desafiadora do mundo do alpinismo por diversos especialistas.

Eles se tornaram os primeiros alpinistas a escalar os mais de 914 metros em apenas uma expedição, tarefa considerada impossível por um longo tempo, e usando apenas suas mãos e pés como impulso.

Cordas foram usadas somente como equipamento de segurança, para preservá-los no caso de uma eventual queda. Especialistas consideram que a escalada de Caldwell e Jorgeson pode ter sido a mais difícil da história, dadas as características da parede e as condições que eles se impuseram (ausência de equipamento) para a empreitada.

Familiares e amigos saudaram os atletas assim que eles alcançaram o topo às 15h25 (horário local). Depois que Caldwell abraçou sua esposa e Jorgeson abraçou sua namorada, eles receberam uma garrafa de espumante. Jorgeson estourou a sua, como fazem os pilotos de F-1.

"Este é o primeiro banho que você toma em um bom tempo", comentou a esposa de Caldwell, Rebecca.


Endereço da página:

Links no texto: