Folha de S. Paulo


Príncipe da Jordânia anuncia que concorrerá à presidência da Fifa

Paul Ellis - 8.set.2014/AFP
Ali Bin al-Hussein, príncipe da Jordânia, durante evento em Manchester
Ali Bin al-Hussein, príncipe da Jordânia, durante evento em Manchester

O príncipe da Jordânia Ali Bin al Hussein, 39 anunciou nesta terça-feira (6) sua intenção de apresentar sua candidatura à presidência da Fifa. Ele já é vice-presidente da entidade e representante da Ásia

"Estou satisfeito em anunciar hoje minha intenção de me apresentar como candidato para o cargo de presidente da Fifa", escreveu Hussein em sua conta no Twitter.

Hussein acrescentou que não foi uma decisão fácil e que só decidiu "após uma cuidadosa reflexão e muitas discussões com colegas respeitados da Fifa nos últimos meses".

O príncipe jordaniano criticou a controversa gestão de Joseph Blatter, de 78 anos, o atual presidente que concorrerá ao quinto mandato. "as manchetes devem ser sobre futebol, o formoso esporte, e não sobre a Fifa". O futebol, acrescentou, "merece uma entidade de governo de classe mundial, uma organização de serviços e um modelo de ética, transparência e boa governança".

Blatter anunciou no início de setembro que repetia a candidatura ao cargo que exerce desde 1998.

O outro candidato à presidência é o francês Jérôme Champagne, de 55 anos e ex-vice-secretário-geral da Fifa, que foi o primeiro a anunciar sua candidatura.

As candidaturas serão apresentadas oficialmente no próximo dia 29 de janeiro e devem ter o apoio de pelo menos cinco dos 209 membros da organização. As eleições estão previstas para o dia 29 de maio em Zurique, na Suíça.


Endereço da página:

Links no texto: