Folha de S. Paulo


Colunista da Folha, Tostão ganha prêmio de jornalismo na Espanha

O ex-jogador e colunista da Folha Tostão, 67, foi o vencedor do 11º Prêmio Internacional de Jornalismo Manuel Vázquez Montalbán, na categoria jornalismo esportivo. O anúncio foi feito em uma cerimônia no estádio Camp Nou, antes da partida do Campeonato Espanhol entre Barcelona e Córdoba, neste sábado (20).

De acordo com o júri do prêmio, Tostão foi escolhido graças a "excelência jornalística presentes em suas colunas, textos de um espírito livre, lúcido, nada chauvinistas, que analisam com ironia e precisão as fraquezas da seleção brasileira".

Pedro Silveira - 7.mar.2012/Folhapress
Tostão é médico, ex-jogador da seleção brasileira e colunista da Folha
Tostão é médico, ex-jogador da seleção brasileira e colunista da Folha

O júri é presidido pelo atual presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, que elogiou Tostão como um dos grandes colunistas do país.

"Pensamos que esse prêmio honra a figura de Vázquez Montalbán. Tostão é um homem de futebol e um dos grandes colunistas do Brasil. Muito lido e talvez desconhecido na Espanha. Descobrimos que ele é um grande jornalista e escritor", destacou Bartomeu.

Nascido em Belo Horizonte, Tostão, que também se formou médico, marcou época no atuando pelo Cruzeiro e fez parte da equipe que venceu a Copa do Mundo de 1970. Ele teve de se afastar dos gramados após o agravamento de um problema de descolamento de retina.

Além de Tostão, o escritor uruguaio Eduardo Galeano e os jornalistas britânicos Nick Hornby e Simon Kuper também já venceram o prêmio.


Endereço da página: