Folha de S. Paulo


Red Bull vê 2015 como ano de mudanças na F-1

Depois de ver a Mercedes "roubar-lhe" o domínio da F-1 nesta temporada, a Red Bull se prepara para um ano de transição em 2015.

Além de ter perdido Sebastian Vettel, que transferiu-se para a Ferrari, a equipe austríaca verá Adrian Newey, projetista responsável pelos carros que deram os quatro Mundiais ao time, se afastar de suas funções no dia a dia.

Mas, apesar disso, Christian Horner, chefe da Red Bull, acredita que a temporada que começa em 15 de março, com o GP da Austrália, em Melbourne, tem tudo para ser empolgante.

"Teremos uma dupla nova e empolgante com Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat e vai ser interessante ver esta nova dinâmica e como eles irão se motivar. Veremos Sebastian de vermelho, o que vai ser um pouco estranho no começo. Mas, apesar de tudo isso, acho que o Mundial tem tudo para ser fantástico. Ainda teremos Fernando [Alonso] na McLaren mais uma vez. Vai ser uma temporada de mudanças", afirmou o dirigente inglês.

Mark Ralston - 2.nov.2014/AFP
Daniel Ricciardo, da Red Bull, beija o troféu após o GP dos EUA
Daniel Ricciardo, da Red Bull, beija o troféu após o GP dos EUA

"Do ponto de vista do regulamento, nada vai mudar drasticamente. Ou seja, será trabalho das outras equipes tentarem se aproximar da Mercedes. Nós estamos trabalhando mais perto da Renault para tentar reduzir a distância para eles", disse Horner.

Em 2014, a Red Bull foi a única equipe fora a Mercedes a conseguir vencer corridas.

Foram três vitórias, todas com Ricciardo. Com isso, o time terminou o Mundial de Construtores na segunda colocação e o piloto australiano foi o terceiro, atrás apenas da dupla da Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

Para o chefe da Red Bull, o fato de Ricciardo, 25, ter ido tão bem em sua primeira temporada como titular do time fez com que a equipe tivesse confiança em dar a mesma chance para Kvyat no ano que vem –o russo completou neste ano seu primeiro ano na F-1.

"Ter dado esta oportunidade a Daniel nos deu a confiança de que é possível investir em jovens talentos e que podemos confiar a acreditar neles. É justamente por isso que escolhemos Daniil", declarou o dirigente.

"Obviamente o conheço desde que ele começou a fazer parte de nosso programa de jovens talentos e ele também correu por nosso time na GP3, onde ele foi campeão após uma temporada incrível", elogiou Horner.

Kvyat, 20, disputou o Mundial de 2014 pela Toro Rosso, espécie de equipe satélite da Red Bull.


Endereço da página:

Links no texto: